Relatório da visita técnica metalúrgica hassmann 13/10

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA METALÚRGICA HASSMANN 13/10

...

Lajeado, outubro de 2011.

Dados da Empresa
A empresa foi fundada em 1955 no município de Imigrante, no Rio Grande do Sul e atualmente é constituída por 230 funcionários e certificada pela ISO 9001. Se destaca na área de fixadores, tendo capacidade de produção de 20 miltipos diferentes de parafusos, rebites e peças especiais, visando sempre a qualidade, estoques e adaptação as necessidades do mercado. A Hassmann tem sua produção voltada especialmente para as indústrias automotivas, equipamentos agrícolas e áreas eletroeletrônicas.

Dados da CIPA / SESMT
Tendo uma CIPA constituída e contando com a presença de dois técnicos de segurança no trabalho durante ajornada de trabalho, os treinamentos são aplicados semanalmente em uma sala localizada dentro de um dos pavilhões da metalúrgica, possibilitando manter o número de acidentes no trabalho com afastamento muito baixo. A empresa tem a consciência de que de 2005 para os dias atuais muitas foram as modificações que visaram a melhoria contínua na execução do trabalho dos funcionários, porém muito aindahá de se fazer para que o processo executivo tenha mais segurança e menos riscos aos trabalhadores.

Percepção dos riscos: qualitativos / quantitativos
Durante a visita ficou muito claro que os principais fatores de risco quantitativos dentro da empresa são os ruídos gerados pelas máquinas, o forte odor dentro dos pavilhões e a poeira emitida pelas máquinas. Também foi possível observar quealguns funcionários, talvez por falta de treinamento ou pelo fato de quererem demonstrar gentileza, permitiam que os visitantes subissem em máquinas, entrando em zonas de risco para pessoas sem treinamento.
Além disso, algumas máquinas possuíam válvulas sem nenhuma forma de bloqueio físico, ou seja, podiam ser abertas a qualquer hora e por qualquer pessoa através de um choque entre a válvula e ofuncionário. Desta forma o vazamento de algum produto contido dentro das máquinas e gerando um acidente do trabalho, dependendo do tipo de fluído que viesse a vazar. Algumas válvulas estavam abertas e fluídos sendo expelidos através delas. Não se sabe se eram fluídos tóxicos, químicos ou inflamáveis, nem a temperatura do fluído, porém não existia nenhuma forma de isolamento físico dessas válvulas,podendo, em um momento de distração do funcionário, entrar em contato com o líquido, ocasionando assim um acidente.
Outras máquinas necessitam que os parafusos sejam retirados do final do processo de forma manual. Durante a visita foi possível visualizar um funcionário retirando parafusos em uma posição ergonomicamente errada, prejudicando assim a sua saúde e podendo gerar futuros problemas aofuncionário.
Na área de carga e descarga não há nenhuma forma de isolamento físico para ser utilizada quando não se tem atividades no local. Devido à diferença de nível entre onde ficam as rodas do caminhão e o piso do baú do caminhão, cria-se uma área de risco de acidentes em altura.

Pontos de destaque (Boas Práticas em segurança do trabalho)
Uma das boas práticas utilizadas pela empresa é ade que todos os funcionários novos, antes de executarem qualquer atividade, devem necessariamente passar por dois treinamentos onde são apresentados todos os riscos existentes na empresa, medidas para evitar acidentes no trabalho e medidas a serem tomadas em casa do algum acidente no trabalho. Passado o contrato de experiência de três meses o funcionário recebe mais um treinamento, porém maiscompleto e específico para a sua área de atuação.
Cada setor da empresa tem, de forma bem visível, o mapa de riscos do setor, alertando os funcionários sobre todos os riscos presentes naquele ambiente. Esta medida serve para que os funcionários tenham contato diário com o mapa e gravem todos os riscos aos quais estão expostos e assim possam estar todo tempo em alerta sobre eles. Alguns setores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Visita Técnica
  • Relatório de Visita Técnica
  • relatorio visita tecnica em obra
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita técnica
  • Relatório de visita técnica
  • Relatório visita tecnica
  • Relatório de Visita Técnica

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!