Relatório da experiência: fenômenos elestrostáticos (física geral ii)

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
01 – Objetivo: a) Verificar a existência de dois tipos de carga elétrica
b) Processos de eletrização


02 – Material Utilizado : 01 base de madeira; 01 bastão de PVC; 01 disco de metal (alumínio); 01 erlenmeyer; 01 folha de celulóide (placa de acrílico); papel alumínio; 01 haste de metal; 01 lâmpada de Néon; 01 pedaço de feltro.


03 – Introdução Teórica

CargaElétrica.

A carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares.
A investigação da eletricidade e da atração elétrica originou-se na Grécia antiga, quando os gregos observaram que o âmbar, após atritado, atraía pequenos corpos, como fragmentos de palha e penugens.
Para entender o conceito de carga elétrica devemos analisar a estrutura do átomo eas partículas portadoras de carga elétrica que o constituem. No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron umapropriedade física denominada carga elétrica.

Princípios da Eletrostática.

Eletrostática é a parte da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas entre si (em repouso) e os processos pelos quais as mesmas se eletrizam.
Do mesmo modo que em qualquer outra parte da Física, o estudo da Eletrostática é baseado em princípios fundamentais, concluídos pela experiência e que não temdemonstração teórica, assim como o seguinte:
1. Princípio da Atração e Repulsão
"Duas cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais contrários se atraem". Essa verdade só pode ser demonstrada experimentalmente: colocamos em presença, sucessivamente, corpos com cargas de mesmo sinal e sinais contrários, e observamos quais os sentidos das forças


Eletrização – Série Triboelétrica.Processos de Eletrização.

Chama-se eletrização o fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado.
Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são por atrito, por contato (condução) e por indução. A eletrização por atrito ocorre basicamente quando um dos materiais, ao ser friccionado com outro, perde elétrons e fica carregado positivamente. O outro material ganha esteselétrons ficando carregado negativamente.
Já no processo de indução, exige-se um material condutor pra ser utilizado como induzido. Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza.
Na eletrização por contato, quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, o corpo neutro se eletriza. É necessário quepelo menos um dos dois seja condutor de eletricidade. A eletrização será máxima se os dois materiais envolvidos são condutores, pois as cargas vão fluindo até atingir um equilíbrio eletrostático.
A série triboelétrica foi criada pra classificar os materiais que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade de trocarem cargas elétricas. Série triboelétrica é portanto o termo utilizado para designaruma listagem de materiais em ordem crescente quanto à possibilidade de perder elétrons. Ou seja, quanto maior a facilidade em adquirir cargas positivas, mais alta é a posição que ocupa na tabela. É o caso do atrito entre lã e PVC.


Eletroscópio.

Construção. Princípio de Funcionamento.

O eletroscópio é um dispositivo que tem a função de identificar a presença de carga elétrica.
Oeletroscópio de folhas da experiência foi montado utilizando-se o erlenmeyer, que foi fechado por uma rolha (ambos materiais isolantes). Na parte de cima localiza-se uma esfera metálica, ligada por meio de um arame metálico a duas folhas finas de papel alumínio.


Eletróforo.

O eletróforo é uma das mais simples máquinas de indução eletrostática. Trata-se de um prato metálico com cabo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica experiência: fenômenos eletrostáticos
  • Experiência fisica ii
  • Relatorio de Experiencia Física com Ímas
  • Relatorio experiencia fisica
  • Relatório de Experiencia: Medidas Físicas
  • relatorio de experiencia de fisica
  • Fisica Geral e Experimental II
  • Simulado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!