RELATÓRIO DA DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTI CA
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL I – QUIB15









RELATÓRIO DA DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO




















2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTI CA
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL I – QUIB15



INTRODUÇÃO

Oferro é o metal mais utilizado pelo homem, constituindo 95% da produção mundial de metal (1), é encontrado na natureza principalmente na constituição de minerais e seu uso pela humanidade o torna tão importante historicamente que um período da história leva o seu nome, a idade do ferro.
No organismo humano o ferro desempenha papel essencial, pois está relacionado ao transporte de oxigênio e gáscarbônico além de atuar como cofator em alguns processos. (2)
O excesso de Ferro no organismo causa hemocromatose, e sua falta causa anemia, de forma que é importante controlar o nível de Ferro no organismo.
No experimento realizado, determinou-se a concentração de ferro (I) em amostra de medicamento (Sulferbel) contra a anemia através da espectrometria de absorção molecular no UV-VIS. Aespectrometriade absorção molecular está baseada na medida de transmitância T ou absorbância A de soluções contidas em células transparentes tendo um caminho óptico de b cm. De forma comum, a concentração c de um analito absorvente esta relacionada linearmente a absorbância, conforme representado pela equação 1.
A = - logT = log P0/P = ԑ.b.C (equação 1)
Essa equação é uma representação matemática dalei de Beer, esta lei é obedecida somente para uma faixa de concentração específica, assim é uma lei limite. Em concentrações altas (geralmente > 0,01 M) as moléculas responsáveis pela absorção estão próximas o bastante para afetar a distribuição de carga entre si, o que pode afetar sua absorção em determinados comprimentos de onda e consequentemente causarem desvios da lei de Lambert-Beer. Desviosem concentrações abaixo de 0,01 são geralmente observados em moléculas (ou íons) orgânicas grandes. Variação do índice de refração da solução analisada é outro fator que pode inferir desvios da lei de Lambert-Beer. Por exemplo, fosfolipídios que resultam em grandes agregados moleculares (vesículas lipídicas) aumentam consideravelmente o índice de refração da solução mesmo a baixas concentrações(abaixo de 0,01 M). A quantidade de luz desviada é função do índice de refração, consequentemente este aumento de desvio de luz resulta em menor quantidade de luz transmitida e desvios da lei de Lambert-Beer são observados.
Estes desvios podem ser observados por meio da construção de uma curva de calibração. Esta curva é apresentada na forma de gráfico de absorbância versus concentração deanalito. Assim, é possível observar desvios da reta em função da concentração utilizada. A curva de calibração é também bastante utilizada na quantificação de analito de concentração desconhecida.
A fim de determinar o melhor método a ser utilizado na determinação da quantidade de Ferro em um xarope testamos dois métodos, a complexação com orto-fenantrolina e com tiocianato, A Tabela 01 traz aspropriedades colorimétricas de cada método.

Tabela 01: propriedades colorimétricas dos complexos de Ferro
PROPRIEDADE
Fe.SCN
Fe.orto-fenantrolina
Estabilidade
Não é estável com o tempo
Estável com o tempo
Quantidade de reagente
Indefinido
1,2mL
pH
01 a 02
02 a 09
Interferentes
Todos os íons estudados
Nenhum dos íons estudados
Ordem de adição
-
Ferro + Agente redutor + Tampão +Complexante
α e ε
α = 168L/g cm ε = 6,05 x 10³L/mol cm
α = 192L/g cm ε = 10,7 x 10³L/mol cm

Como observado o método da complexação com ortofenantrolina é mais eficaz, pois o complexo formado é estável com o tempo, em uma faixa de pH maior e a absortividade é um pouco maior, de forma que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de determinação de Ácido Ascórbico em medicamento por voltametria cíclica
  • Relatório determinação de ferro ш por colorimetria com tiocianato
  • Determinação de ferro
  • Colorimetria/Espectrofotometria com reagente Cromogênico: Determinação de Ferro em amostras de medicamentos
  • Determinação Ferro
  • determinação de ferro
  • determinação do ferro
  • DETERMINAÇÃO DO FERRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!