Relatório da Determinação da Dureza da Água

Páginas: 10 (2256 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Universidade Federal De São João Del Rei
Campus Alto Paraopeba
Engenharia Química





Determinação da dureza da água































RESUMO

As quantidades de íons cálcio e magnésio na água determinam um parâmetro conhecido como dureza da água. A composição química da água e, portanto, a sua dureza depende em grande parte do solo da qualprocede; as águas duras são frequentemente naturais de solos calcários. O presente trabalho objetiva determinar a dureza da água de torneira através da titulação complexométrica de três amostras, utilizando EDTA como titulante e um indicador negro de eriocromo T. Na primeira parte do experimento pipetou-se três amostras de 50 mL de água da torneira que foram transferidas para erlenmeyers de 250mL. Com a pipeta Pasteur adicionou-se 3 mL de solução tampão NH3/NH4Cl pH 10 e 6 gotas do indicador negro de eriocromo T em cada amostra. Após preparadas titulou-as com solução de EDTA 0,0006 mol L-1 até que o ponto final fosse obtido, ou seja, quando a cor da amostra mudasse de vinho avermelhado para azul. A fim de detectar possíveis erros sistemáticos de método, realizou-se o branco. Para issotitulou-se três amostras de 50 mL de água destilada. Já na segunda parte que objetivava a determinação de Ca2+, pipetou-se quatro amostras de 50 mL de água da torneira em erlenmeyers de 250 mL. Foram adicionadas 30 gotas de solução de NaOH 50%m/m em cada alíquota e agitou-as por 2 minutos a fim de precipitar o Mg(OH)2. Adicionou-se aproximadamente 0,1 g de azul de hidroxinaftol em cada frasco.Após atingir o ponto final esta foi deixada em repouso por aproximadamente 5 minutos com agitação ocasional para verificar se a solução iria tornar-se vinho avermelhado novamente. Caso isto fosse observado uma nova titulação deveria ser realizada. A água apresentou uma concentração de carbonato de cálcio de 33,0 ± 0,7 mg L-1, concluindo que a água de torneira foi classificada como água mole. Asconcentrações dos íons foram 19,1 ± 0,1 para o Ca2+ e 13,9 ± 0,7 mg L-1 para Mg2+. Nada foi afirmado sobre a exatidão do método, pois não se conhecia os valores verdadeiros. Quanto à precisão, apenas o valor da concentração para o Ca2+ era preciso.
1. ANÁLISE DE RESULTADOS

Titulações complexométricas são extremamente úteis para a determinação de diversos íons metálicos em solução. Nessastitulações um íon metálico reage com um ligante adequado para formar um complexo, e o ponto de equivalência é determinado por um indicador ou por um método instrumental apropriado (SKOOG et al; 2008). No procedimento feito, o complexo formado é um quelato, e isto se faz necessário visto que estes complexos possuem maior estabilidade, logo maior produto favorecida será a reação em questão e melhor será aanálise quantitativa.
Na primeira etapa do procedimento, foram coletados 50mL de amostra de água de torneira e transferidos para um erlenmeyer de 250mL. Neste foi adicionado 3mL de solução tampão NH3/NH4Cl junto com o indicador negro de eriocromo T.
O uso da solução tampão é importante, pois o ajuste do pH será necessário para a formação do complexo do cátion com o EDTA, visto que estes necessitam deum pH de no mínimo 8 para reagirem. Outro motivo do seu uso é porque caso ocorra a alta basicidade do meio, pode haver formação de hidróxido de cálcio e de magnésio e estes interfeririam na formação do complexo de forma a dificultar a análise desejada. O fato do tampão não ser suficiente para a formação destes hidróxidos o torna ideal para este procedimento (SKOOG et al; 2008).
O negro deeriocromo T é um dos mais antigos e usados entre os indicadores de complexação. É usado exclusivamente na faixa de pH entre 7 e 11, onde a forma azul do indicador predomina na ausência de íons metálicos. Embora o indicador forme complexos vermelhos com aproximadamente 30 metais, poucos desses complexos tem a estabilidade necessária para permitir uma mudança de cor apropriada no ponto final de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de determinação de dureza da água
  • Relatório determinação complexométrica da dureza de águas
  • DETERMINAÇÃO DA DUREZA EM AMOSTRAS DE ÁGUA
  • Determinaçao de dureza de aguas
  • Determinação da dureza em amostras de agua
  • DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
  • determinação da dureza da água
  • Determinação de dureza e amaciamento da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!