RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA
(Água, pH e tampões)

FORTALEZA-CE
2014FORTALEZA-CE
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.....................................................................................2-OBJETIVO...........................................................................................3-METODOLOGIA..................................................................................4-RESULTADOS.....................................................................................
5-QUESTIONÁRIO.................................................................................6-CONCLUSÃO.......................................................................................7-REFERÊNCIAS....................................................................................INTRODUÇÃO
Embora muitas propriedades solventes da água sejam explicadas por sua natureza polar, uma característica de crucial importância é o seu pequeno grau de ionização em íons de hidrogênio (H+) e hidroxila (OH-). A concentração total de íons hidrogênio resultantes da ionização das moléculas de agua, bem como de soluções contendo ácidos ou bases pode ser expressas por uma escala logarítmica depH (potencial hidrogeniônico), onde quanto maior for a concentração de hidrogênio da solução, menor é o valor do pH e maior é a acidez do meio.
Na clínica, os desvios da concentração de hidrogênio são ocorrências relativamente comuns nos pacientes graves, nos pacientes sob regime de terapia intensiva, especialmente em pacientes com doenças sistêmicas severas, de qualquer natureza, em que hajacomprometimento das funções metabólicas ou respiratórias.
As medidas de pH são um dos procedimentos mais importantes e mais frequentes na pratica bioquímica. O pH de uma solução aquosa pode ser medido usando-se vários corantes indicadores, os quais sofrem transformações coloridas sempre que um próton dissocia-se das moléculas dos mesmos. Determinações precisas do pH em laboratórios químicos eclínicos podem também ser feitas com o uso de um peagâmetro.
OBJETIVO
1 – Efetuar medidas de pH de soluções distintas utilizando-se diversos instrumentos práticos: pHmetro, fitas indicadoras universais e indicadores.
2- Fornecer os fundamentos básicos sobre a ionização da água, de ácidos e bases fracos.
3- Comparar as medidas obtidas com o uso dos medidores de pH.
METODOLOGIA
MATERIAIS, REAGENTES EPROCEDIMENTOS:
A) Nos tubos 1 (50mL de água destilada), 2 (50mL de refrigerante), 3 (20mL de água + vinagre), 4 (5mL de água + sabão), 5 (2ml de leite) e 6 (5mL de água sanitária), determinar os valores de pH usando as fitas indicadoras e os resultados. Para isso, mergulhe a extremidade das fitas que contém as faixas e compare os resultados com as tabelas de valores.
B) Nos tubos 1 e 3 do itemanterior efetuar as mesmas medidas usando-se o pHmetro. Para isso, colocar as soluções em beckeres separados, ligar o pHmetro ( atenção para os valores de voltagem indicados pelos fabricantes, 110 ou 220 V), retirar o protetor da ponta, por exemplo) o excesso de água da ponta do eletrodo e mergulhá-lo na solução cuja medida deseja-se verificar. Esperar até que o valor de pH se estabilize e anotasos resultados.
C) Observe os tubos: A (20 mL de água+ ácido lático), B ( 20mL de água + NaCl) e C (20 mL de água + NaOH). Separe seus conteúdos em duas metades em dois tubos de ensaio distintos e identifique como A1, A2, B1, B2 e C1, C2. Em A1, B1 e C1 adicione duas gotas de fenolfateína e nos tubos A2, B2 e C2 duas gotas de alaranjado de metila. Anote as cores observadas.
D) No tubo D (águadestilada) meça o pH usando as fitas indicadoras. Em seguida utilizando uma pipeta sopre dentro deste tubo por 15 segundos e meça novamente o pH da solução. Houve alguma diferença? Justifique.
E) Em um Becker E (contendo 20mL de água destilada) adicionar duas gostas do indicador fenolftaleína e agitar bem. Em seguida, abra a válvula da bureta e adicione pequenas quantidades de NaOH até a viragem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorios de aulas praticas de bioquimica
  • Relatório da Aula Prática de Bioquímica
  • Relatório de aulas práticas de bioquímica
  • Relatório aula prática bioquimica
  • Relatório de aula prática de bioquímica
  • Relatório aulas praticas bioquimica
  • Relatório de aulas práticas de bioquímica
  • Relatório de aula pratica de bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!