Relatório da Aula Prática de Bioquímica

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA






EDINEIA NOGUEIRA
ELIZANE PEDROSO
JAQUELINE SANTOS
JOSIANE MAIBERG
TAMARA ENDRIGO
BIANCA SCHÜLLER

CARLOS ALBERTO FREITAS SILVA








DETERMINAÇÃO DO PH COM INDICADOR EXTRATO DE REPOLHO ROXO










CAÇADOR
2014
Relatório
O trabalho foi desenvolvido para entendermos melhor oque é e a real importância do Potencial Hidrogeniônico (pH) na sociedade. O pH indica a acidez, neutralidade e alcalinidade de algo. Para isso usamos como indicador o Extrato de Repolho Roxo e 10 substâncias já separadas em Béqueres de 250mL. As substâncias foram separas em 10 tubos de ensaios utilizando 1 Pipeta graduada de 10mL e 1 Conta Gotas para cada substância e intituladas para uma melhororganização. Usamos 10mL de cada substância e 10mL do extrato de repolho roxo, misturamos e esperamos os resultados, que foram:
SUBSTÂNCIA
pH
COLORAÇÃO
Hidróxido de Sódio
13
Amarelo
Ácido Clorídrico
1
Vermelho
Suco de Limão
1
Rosa
Leite Integral
6
Roxo Claro
Soro Fisiológico
7
Roxo
Solução de Bicarbonato 20mg/L
9
Azul
Água Mineral sem Gás
8
Roxo
Água Mineral com Gás
4,5Lilás
Refrigerante de Limão
2
Rosa
Água de Torneira
9
Azul

Na primeira substância, Hidróxido de Sódio, o índice do pH marcou 13, e a coloração foi Amarela, com isso entendemos que essa substância é básica ou alcalina, sendo assim o pH vai ser alto.
Na segunda substância, Ácido Clorídrico, o índice do pH marcou 1, e a coloração foi Vermelha, com isso entendemos que essa substância éextremamente ácida, sendo assim o pH vai ser baixo.
Na terceira substância, Suco de Limão, o índice do pH marcou 1, e a coloração foi Rosa, com isso entendemos que essa substância também é extremamente ácida, sendo assim o pH vai ser baixo.
Na quarta substância, Leite Integral, o índice do pH marcou 6, e a coloração foi Roxo Claro, com isso entendemos que essa substância é um pouco ácida, quaseneutra, sendo assim o pH vai ser um pouco abaixo do nível ideal.
Na quinta substância, Soro Fisiológico, o índice do pH marcou 7, e a coloração foi Roxo, com isso entendemos que essa substância é neutra, sendo assim o pH não vai estar nem baixo e nem alto.
Na sexta substância, Solução de Bicarbonato, o índice do pH marcou 9, e a coloração foi Azul, com isso entendemos que essa substância é básicaou alcalina, sendo assim o pH vai ser alto.
Na sétima substância, Água Mineral sem Gás, o índice do pH marcou 8, e a coloração foi Roxo, com isso entendemos que essa substância é básica ou alcalina, sendo assim o pH vai ser alto.
Na oitava substância, Água Mineral com Gás, o índice do pH marcou 4,5, e a coloração foi Lilás, com isso entendemos que essa substância é ácida, sendo assim o pH vaiser baixo.
Na nona substância, Refrigerante de Limão, o índice do pH marcou 2, e a coloração foi Rosa, com isso entendemos que essa substância é extremamente ácida, sendo assim o pH vai ser baixo.
Na décima substância, Água de Torneira, o índice do pH marcou 9, e a coloração foi Azul, com isso entendemos que essa substância é básica ou alcalina, sendo assim o pH vai ser alto.1- Na “guerra” do mercado de sabonetes infantis, é comum a expressão: “pH neutro não agride a pele do bebê”. Esta frase estará quimicamente correta quando o valor de pH, a 25°C, for igual a:
a) 14
b) 10
c) 7 (X)
d) 0
2- As leis de proteção ao meio ambiente proíbem que as industrias lancem nos rios efluentes com pH menor que 5 ou superior a 8 . Os efluentes dasindustrias I, II,e III apresentam as seguintes concentrações (em mol/L) de H° ou OH­­-: Considerando apenas a restrição referente ao pH, podem ser lançados em rios sem tratamento prévio, os efluentes:
I
4
II
6,5
III
2,1

a) Da indústria I, somente.
b) Da indústria II, somente. (x)
c) Da indústria III, somente.
d) Das industrias I e II, somente.
e) Das industrias I, II e III.
3- Entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorios de aulas praticas de bioquimica
  • Relatório de aulas práticas de bioquímica
  • Relatório aula prática bioquimica
  • Relatório de aula prática de bioquímica
  • Relatório aulas praticas bioquimica
  • Relatório de aulas práticas de bioquímica
  • Relatório de aula pratica de bioquimica
  • Relatório aula prática de bioquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!