Relatório cromatografia em papel

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2012
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA TORAL

Cromatografia em papel: análise de tintas de canetas esferográficas

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

APUCARANA
2010
josé augusto de oliveira toral

Cromatografia em papel: análise de tintas de canetas esferográficas

Relatório do experimento de cromatografia empapel realizado para entendimento da técnica, utilizado como uma complementação das aulas teóricas, sendo requisito parcial de avaliação da disciplina de Análise Instrumental II.
Docente: Gisely Luzia Ströher

apucarana
2010

Sumário Sumário
1 INTRODUÇÃO4
2 MATERIAS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL6
3 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES8
3.1 DISCUSSÕES GERAIS8
3.2 CÁLCULO DOSFATORES DE RETENÇÃO (Rf)8
4 CONCLUSÃO11
REFERÊNCIAS12
5 ANEXO A13
INTRODUÇÃO
A cromatografia ocupa, dentre as técnicas modernas de análise, uma posição de muito destaque devido a sua eficácia na identificação, separação e quantificação de compostos químicos, de forma isolada ou combinada com outras técnicas instrumentais de análise que amplificam sua capacidade, como por exemplo aespectrometria de massas ou a espectrofotometria.
Esse tipo de técnica pode ser aplicada na separação de misturas de qualquer natureza, sendo sua utilização muito ampla, seja nas áreas farmacêuticas, forense, bioquímica, petroquímica, análises clínicas e toxicológicas, alimentícios, e praticamente em qualquer tipo de processo químico onde haja necessidade de separar, identificar, quantificar, purificar,preparar ou dosar substâncias. No princípio da técnica, estão envolvidos conceitos de interações intermoleculares, polaridade e interações de duas ou mais substâncias.
As técnicas cromatográficas podem ser executadas de várias maneiras, mas o que mais diferencia uma técnica da outra são as características das fases móvel e estacionária utilizada no processo. Geralmente, essas fases possuempropriedades antagônicas (geralmente, diferenças na polaridade), com a finalidade de influenciar na interação do composto com uma delas através das diferenças de forças intermoleculares, afinidade e solubilidade. As classificações mais comuns para os tipos de cromatografia são: cromatografia de adsorção, de partição, em coluna e cromatografia gasosa.
Para realização do experimento deste relatório, foiutilizada a técnica de cromatografia em papel, pode ser classificada de duas maneiras, de acordo com o autor: cromatografia de partição (Ribeiro e Nunes, 2008), onde ambas as fases, móvel e estacionária, são líquidas, que deve-se ao fato de que a água da celulose na superfície do papel é referenciada como fase móvel, ou cromatografia de adsorção, no qual uma solução se desloca numa direçãopredeterminada por uma fase sólida insolúvel, orgânica ou inorgânica (Paloschi et al, 1998).
A cromatografia em papel é uma técnica muito simples, que permite ilustrar a separação de compostos de uma amostra com o uso de uma placa de papel filtro, utilizado como fase estacionária, e um solvente como fase móvel (etanol, acetona ou éter, por exemplo), que se movimenta pela placa de papel eluindo os compostosda amostra dividindo-os, sendo que cada componente percorre uma distância diferente, dependendo com qual fase este possui mais afinidade.
Apesar de ser a técnica mais rudimentar se comparada com todos os outros tipos de cromatografia quando se observa, por exemplo, modernos aparelhos acoplados à outras técnicas de quantificação, ou mesmo as CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), estatem grande aplicação didática, pois ilustra com perfeição o princípio da técnica e chega, algumas vezes, a reproduzir resultados de alta confiabilidade. Para tanto, este experimento sugere o desenvolvimento e utilização da técnica de cromatografia em papel para separar os componentes de tintas de canetas esferográficas, objetos de uso comum, cujos objetivos são analisar as separações dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Cromatografia em papel
  • Relátorio de Cromatografia em Papel
  • RELATÓRIO CROMATOGRAFIA EM PAPEL E GIZ
  • Relatório cromatografia em papel
  • Relatório Cromatografia em Papel
  • Relatório sobre cromatografia em papel
  • Relatório Cromatografia de Papel
  • Relatório de cromatografia(papel, placa, coluna)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!