Relatório creme hidratante

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2015
1. OBJETIVOS

Acompanhar e aprender como realiza-se o preparo de um creme hidratante para as mãos.































2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2.1 QUAL A APLICAÇÃO PRÁTICA DO CREME HIDRATANTE?
A quantidade de água na pele pode ser reduzida naturalmente com o aumento da idade, fazendo com que a pele se torne mais seca e menos hidratada. Outros fatores como exposição ao sol, uso dedetergentes ou solventes, fatores genéticos e o tempo seco podem levar à desidratação e, consequentemente, sensações de desconforto, estiramento, perda de elasticidade, de brilho e de maciez.
Portanto, é recomendável tomar atitudes para manter a pele bonita e saudável, e é aí que entra a aplicação prática de um creme hidratante.

2.2 O QUE É UM CREME HIDRATANTE?

São formulações semi-sólidas,viscosas e monofásicas, possuindo combinações de água, óleos egorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento da pele. Atuam na epiderme através da sua hidrofobicidade, impedindo a desidratação da pele. O termo deriva da sua ação de manter os tecidos mais macios ou moles. A pele aumenta sua capacidade de reter água ao aumentar sua hidrofilia (atraçãopela água) através de substâncias emolientes, umectantes e hidratantes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.
2.2.1 Emolientes
São substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar,amaciar ou tornar a pele mais flexível. Os emolientes diminuem a perda transepidermal de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea. A presença de umidade no interior das células córneas mantém a maciez e a elasticidade da pele jovem e sadia. O envelhecimento e as agressões ambientais colaboram na redução da capacidade de retenção de água dapele, tornando-a seca e rugosa. Dessa forma, a adição de agentes emolientes em formulações pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca, além de proporcionar melhor espalhabilidade do produto. Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. São dados pelos óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos que espalham facilmente na pele, conferindo-a umatextura de maciez e flexibilidade.
2.2.2 Umectantes
São substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada protetora, que protege a pele de perder água para a atmosfera, mantendo-a umedecida.  Essas substâncias não permeiam no estrato córneo, elas formam um filme hidrofílico sobre a pele, retendo água na superfície da camada córnea. Também são adicionadasnos cosméticos para melhorar a consistência do produto, e para que não ocorra cristalização do mesmo. Hidrolisados de proteína animal ou vegetal são usados como umectantes nos cremes.
Dentre eles destacam-se também a glicerina, D-pantenol, ácido hialurônico, óleos e extratos vegetais. Os óleos vegetais são os melhores agentes umectantes, pois eles repõem o filme hidrofílico da pele mantendo a águana superfície da camada, deixando-a hidratada. O ácido hialurônico é uma substância encontrada na pele e atua preenchendo os espaços entre as células, deixando a pele com um aspecto liso e bem hidratado. A concentração desse ácido diminui conforme a idade, sendo um dos motivos de aparecimento de rugas e de ressecamento. A adição desse composto nos cremes ajuda tanto na hidratação, já que eleretém água na pele - um grama de ácido consegue reter três gramas de água - quanto a suavizar rugas e marcas de envelhecimento.
2.2.3 Hidratantes
Diferentemente dos umectantes e emolientes, os agentes hidratantes conseguem permear na camada córnea, ligando-se às moléculas de água, retendo-as em toda sua extensão não somente superficialmente. Uma das substâncias hidratantes mais utilizadas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Creme hidratante
  • smell creme hidratante
  • licor e creme hidratante
  • Relatório tpi creme de barbear
  • Relatório de Creme de Ureia
  • Relatório creme lanette
  • RELATORIO DE AULA PRATICA-CREME POLAWAX
  • Relatório de aula prática farmacotecnica creme lanette

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!