Relatório conclusão de estágio Bovino de corte

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
INTRODUÇÃO

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma estimativa de que em 2025 serão 8.30 bilhões de habitantes no globo terrestre. Com este crescimento, aumenta também a necessidade da produção agropecuária mais intensiva e de qualidade que venha a suprir a demanda. A estimativa da produção em 2025 é de aproximadamente de 3,97 bilhões/toneladas.
Visto isto, ressalta-se a importânciado Brasil neste cenário. Pois, devido às suas características geográficas, no que diz respeito ao clima, morfologia e variedade de solos, os quais condicionam excelentes áreas agricultáveis, este país apresenta-se favorável à produção de alimentos e biomassa durante todo o ano. Localizado na chamada região tropical (região situada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio), o Brasiltornou-se o segundo produtor mundial de carne bovina, com 15,4% da produção mundial, e podendo ainda aumentar esse índice, onde 65,9% estão ocupadas com bovinos. O agronegócio brasileiro é responsável por empregar 90,8 milhões de pessoas, por conseguinte o agronegócio – pecuária de corte – emprega 7,0 milhões de pessoas, onde cada emprego direto é gerado três indiretos.
Os produtores por sua vez, sepreocupam em ter um sistema de produção com o máximo de aproveitamento e barateamento dos custos. Para isso, algumas estratégias estão sendo formuladas por profissionais zootecnistas, como por exemplo, a substituição de alimentos tradicionais por alternativos, com fim de se obter o valor médio nutritivo adequado aos bovinos e despesas que se enquadrem na realidade financeira do produtor. Emestudos desenvolvidos em um estágio na bovinocultura de corte do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, foram utilizados restos de biscoitos como suplemento alimentar a pasto, onde estão sendo estudada sua compensação tanto na nutrição bovina quanto no custo benefício.
O referido estágio teve como objetivo complementar a formação acadêmica, proporcionando uma experiênciaacadêmico-profissional através da vivência no campo prático da bovinocultura de corte; estabelecer uma relação do que foi dado em sala de aula com a prática. Relacionar a teoria e a realidade de um zootecnista, analisando os aspectos econômicos das práticas referidas. A seguir estão sintetizadas as experiências vivenciadas no campo durante os meses de atividade.


INSTALAÇÕES ZOOTECNICAS

Uma construçãodeve ser simples, econômica e funcional, visando o melhor aproveitamento de mão-de-obra e do tempo destinado às diversas operações. Contudo, é importante tomar o cuidado de não economizar em itens fundamentais, a fim de não comprometer a sua funcionalidade, no que diz respeito à necessidade das instalações servirem ao seu propósito.
Com isso, notou-se a necessidade de uma instalação zootécnicaadequada para um bom manejo do rebanho, que tem como característica uma área extensa de pastagem, situada em um ponto estratégico, de forma a evitar caminhadas muito longas dos animais. O planejamento feito dessas instalações foi baseado em três pontos: Vida útil longa, baixo custo e funcionalidade. São as instalações que dão suporte à produtividade e a eficácia dos processos feitos com cada animal.A instalação para bovinos de corte está constituída em um galpão descoberto, onde foram realizadas práticas de manejo da criação, como: apartação, marcação, vacinação, curativos e desinfecção contra parasitos (banho carrapaticida). Para esses animais em regime normal, a alimentação foi através de pastagem e complementação com farelo de biscoito, fazendo pesagem periodicamente para controlar oganho de peso.

MANEJO SANITÁRIO

Foram estabelecidas atividades zootécnicas que tiveram por finalidade a prevenção e a manutenção da saúde do rebanho, chamadas de manejo sanitário. Essas atividades pecuárias evoluíram e tiveram uma boa rentabilidade, pois foram fundamentadas em três pontos chave: saúde animal, boa alimentação e custo benefício. Havendo qualquer descontrole entre esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de conclusao de estagio
  • Relatório de Conclusão de Estágio
  • Relatório de conclusão do estágio operacional
  • RELATÓRiO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO
  • Relatório conclusão de estágio
  • relatorio conclusão estágio
  • Relatório de conclusão de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!