relatório clinico

Páginas: 17 (4156 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
1. INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia é uma  área de competência multidisciplinar, que envolve contribuições científicas das áreas do conhecimento como Psicologia, Neurologia, Pedagogia, Psicolinguística e Psicomotricidade.
O profissional que atua como psicopedagogo clínico precisa analisar os sintomas apresentados pelo indivíduo, levando em conta seus aspectos físico, emocional, social ecultural, bem como as relações, tanto com o ambiente familiar, como o escolar e o social. 
GRASSI(2009, p.143) afirma que:

Na psicopedagogia clínica, desenvolve-se um trabalho de avaliação diagnóstica psicopedagógica em que se procura conhecer o sujeito como ele é, considerando todos os aspectos que o constituem. Esse trabalho é desenvolvido por meio de uma investigação completa e cuidadosa, com usode instrumentos e recursos específicos, que leva ao levantamento de hipóteses, analisadas também cuidadosamente, para possibilitar a organização de um trabalho psicopedagógico terapêutico com o objetivo de resgatar a possibilidade de aprendizagem, estabelecimento de um vínculo positivo com ela e ao alcance de autonomia, por parte do sujeito aprendente, quanto ao gerenciamento do seu processo deaprendizagem, de sua apropriação do saber e da análise crítica da realidade. Visa, também, prevenir outros problemas, bem como a intensificação das dificuldades.

O estágio clínico foi realizado naO objetivo do estágio clínico é poder vivenciar os conhecimentos teóricos, aplicando nas diversas situações práticas. É uma ligação entre os mundos acadêmico e profissional.

2. DESENVOLVIMENTO2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A instituição na qual realizei o estágio clínico, a é pública e está localizada na Ruaalunos e funciona em dois turnos, manhã e tarde, atendendo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Meu estágio institucional foi realizado nesta mesma instituição e a diretora solicitou para que eu fizesse o estágio clinico também nesta escola. Aceitei o pedido e ela indicou-meum aluno.
A escola tem como proposta pedagógica construir uma educação democrática, visando à melhoria na qualidade de ensino e contribuindo na formação do cidadão, para que este seja um sujeito consciente do seu papel na sociedade.

2.2 DADOS DO AVALIANDO
O aluno .,nasceu em . Do sexo masculino, filho de e . Está cursando o 3º ano do ensino fundamental. Repetiu uma vez o ano.
Iniciousua vida escolar no ., onde estudou por dois anos e iniciou neste estabelecimento de ensino no ano de , no 1ºano.

2.3 REGISTRO DA QUEIXA

Segundo a diretora, o aluno não reconhece todas as letras do alfabeto, não lê, não escreve, não copia nenhuma das atividades que lhe é dada, não tem atenção, não consegue ficar parado no lugar.

2.4 REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOSDurante o estágio institucional, a diretora sugeriu que eu fizesse também na escola, o estágio clinico. Segundo Oliveira (2009, p.27),
“(...) o objeto de estudo nessa área vai muito além de um processo de aprendizagem, refere-se a um sujeito que aprende, sendo este muito mais que um aprendiz, é um ser capaz de conhecer sobre si e sobre o ambiente do qual é parte constituinte”.
Aceitei o pedido e numsegundo momento observei o aluno . na sala de aula. Percebi que não participava de nenhuma atividade, não tinha atenção, não conseguia ficar parado no lugar. Muito dispersivo. A todo o momento necessitava de auxilio individual e mesmo assim parecia não compreender o que a professora solicitava. Mais levantava do lugar do que ficava sentado.
Campos (2003, p.122) diz que:
“A aprendizagem é,afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, por meio da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem resultados da aprendizagem.”

De acordo com o relato da professora, o aluno , não expõe suas idéias, é dispersivo. Sempre necessita de auxilio para a realização das atividades, precisando de explicações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio clinico
  • Relatório clínico
  • RELATORIO CLINICO
  • Relatório de estágio psicopedagógico clínico
  • Relatorio
  • Relatorio Ensino CLinico em Pediatria
  • Relatorio clinico psicopedagogia
  • Relatório de atendimento clinico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!