Relatório cetona

Páginas: 3 (750 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO

QUÍMICA ORGÂNICA

ACETONA

Luís Fernando, Francis Murilo, Mateus, Kleiton Pafetti
Objetivo:

Formar o a Acetona a partir da mistura de substâncias bem como do usodo processo de destilação.

ACETONA

Introdução
A acetona forma-se, juntamente com outros produtos, na destilação seca da madeira. Em casos patológicos, bem como após um jejum prolongado, aacetona parece na urina humana. Existem certos microorganismos capazes de produzir a acetona durante o metabolismo dos hidratos de carbono - Bacillus macerans e Clostridium acetumbutiricum. Esse fato temsido aproveitado para fins técnicos de preparação desse composto.
A acetona, é um líquido incolor muito volátil, e é largamente usada como matéria-prima para o preparo de diversas substânciasorgânicas. Todavia sua principal aplicação consiste ser solvente de inúmeros produtos, tais como acetato de celulose, lacas, resinas, acetileno, etc. É totalmente miscível (aquilo que se dissolve, resultandoem uma mistura homogenia) com água, sendo também usada para homogeneização de misturas de solventes.

Resumo

Misturamos 29 g de Dicromato de Potássio com 150 ml de H2O e adicionamos aos poucos25 ml de H2SO4. Com a reação destas substâncias houve aquecimento na mistura e foi necessário resfriar. Depois de a mistura estar na temperatura de aproximadamente 20ºC no Erlemmeyer, foi adicionado 19ml de Álcool Isopropílico que previamente havia sido misturado com 60 ml de H2O, com a adição do Álcool Isopropílico+ H2O a mistura no Elemmeyer apresentou um tom escuro (preto). Na fase final doexperimento a mistura de coloração escura foi destilada e re-destilada, onde neste último processo colhemos a Acetona, liquido incolor, de forte cheiro e muito volátil.

Materiais e MétodosMaterial Utilizado

* Erlemmeyer 500 ml
* Béquer 500 ml
* Kytassato 500 ml
* Condensador com 2 mangueiras
* Suporte universal
* 2 garras
* Tela de amianto
* Tripé
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Identificação de Aldeidos e Cetonas
  • CETONA OU A UCAR RELATORIO
  • Relatório: Reactividade de álcoois, aldeídos e cetonas
  • cetonas
  • Cetona
  • Cetona
  • cetona
  • Cetona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!