relatório calibração de vidrarias

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Calibração de pipetas e balões volumétricos
(Prática II)





Nomes: Amanda Torres, André Bax, Mariana Cozzi, Vinícius Basílio
Data de execução da prática: 25/02/14
Objetivos:


Entender como funcionam as pipetas volumétricas e os balões volumétricos;

Analisar os instrumentos de medida de volume para certificar-se de que estão ou não em condições de trabalho;

Teoria
1- Alimpeza de uma vidraria utilizada em uma análise quantitativa deve ser feita com água destilada e de modo que todo o recipiente seja limpo pela mesma.
2- Os materiais volumétricos comuns utilizados em laboratório são classificados
em dois grupos: os calibrados para conter um certo volume (TC, to contain, gravado no
vidro), sendo utilizados para preparar volumes fixos de solução e aquelesutilizados para transferir um determinado volume (TD, to deliver).
3- A pipeta é um material volumétrico TD, pois ela não pode ser usada para armazenar líquidos, mas sim, apenas transferi-los para outro recipiente ou vidraria.
4- O menisco é um certa curva ou “barriguinha” que causa-se na água através da interação da mesma com o vidro a sua volta. Para se evitar erros na análise quantitativa,utiliza-se 2 regras:
- para líquidos incolores se olha a parte mais inferior do menisco, ou seja no ponto central da curva.
- já para líquidos colores se utiliza o ponto onde o nível de liquido atinge, pois não há como se ter uma observação precisa do menisco.

5- É importante calibrar o material volumétrico, pois caso o material esteja descalibrado qualquer tipo de experimento, oureação será comprometida e a veracidade além da qualidade dos dados obtidos será de origem duvidosa.

6- Pois de um experimento para outro pode se ocorrer a descalibração do material, no caso a pipeta, já que por fatores ambientais, ou pela utilização do material, ou ate mesmo por fatores de como se guarda o material, pode haver a descalibração de um material que antes não estava descalibrado.Assim, é de grande importância, sempre que se usar o material volumétrico, calibrá-lo.

7- É necessário o escoamento do líquido presente por alguns segundos, pois como a medida é feita de forma a se torna mais próxima do valor necessário possível, cada gota contida na medida faz muita diferença no resultado final. Assim, caso não ocorra esse escoamento, não irá se obter uma medida tão precisaquanto a desejada.
8- Para que a temperatura não se altere.


Parte Experimental

a) Materiais:

Parte 1:
pipeta volumétrica 10,00 ml
2 beques 50,00 ml
pêra de sucção

Parte 2:
balão volumétrico 100,00 ml

material comum as duas praticas:
- termômetro
- piseta de 500,00 ml contendo água destilada
- balança resolução 0,001
- calculadora
- papelabsorventes

b) Procedimentos experimentais

Parte 1

Primeiramente determinou-se a massa de um dos béquer (1) e passamos a segura-lo apenas com o uso de papel absorvente para evitar a passagem de umidade. transferimos aproximadamente 50 ml de água destilada para o béquer (2) para facilitar a transferência fazendo uso da pipeta para o béquer 1.
Mediu-se a temperatura da água e pipetou-se10,00 ml de água destilada para o béquer 1 logo em seguida determinamos a massa do béquer, sempre manuseando este com o auxilio de papel absorvente, repetimos este processo 5 vezes e registramos os dados em uma tabela. Do primeiro valor encontrado subtraímos a massa do béquer e encontramos a massa da primeira amostra de 10,00ml, a partir dai de cada medida realizada era subtraída o valor da medidaanterior somado o massa do béquer para desta forma encontrar a massa apenas de cada 10,0ml.
Depois de realizar os procedimentos técnicos partiu-se para a análise dos dados. Inicialmente realizamos o teste Q com os valores duvidosos, corrigimos a densidade em função da temperatura e calculamos o volume da pipeta em mililitros usando a relação V=m/d. Para terminar a analise dos dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório de Calibração de Vidrarias
  • Relatorio de calibração de vidrarias
  • Relatório tecnicas de calibraçao de vidrarias
  • Relatório: calibração de vidrarias
  • Relatório de Química
  • Relatório de aula prática-calibração de vidrarias
  • Relatório de quimica; calibração de vidrarias volumétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!