Relatório Cadinho

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Fumep
Fundação municipal de ensino de Piracicaba



Título: Determinação do no de mol de água em um sal hidrato.



Disciplina: Laboratório de Química Fundamental
Professor: Jean Carlos Corte Terêncio



Nomes: André Rogério de Oliveira – RA: 390.130.927
Gabriel Matheus da Silva – RA: 390.130.903

Marcos Roberto da Silva – RA:390.130.908





Piracicaba, 25 de Abril de 2013.
Introdução

A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal, contudo muitas vezes determinadas substancias se ligam e há a formação de compostos sólidoscristalinos com composição definida, ou seja, os hidratos. (RUSSEL, 1994).
Hidrato é um termo usado em química inorgânica e química orgânica para indicar que uma substância contém água, ou seja, hidratos contêm moléculas de água que estão ligadas com o que seja a parte metálica ou cristalizadas com o complexo metálico. (VOGEL, 1981). Tais hidratos são assim chamados por conter "água decristalização" ou "água de hidratação". Se a água é água pesada, aonde o hidrogênio é o isótopo deutério, então o termo deuterato deve ser usado em lugar de hidrato. (MAHAN, 2002).
A notação de compostos hidratados, nH2O, onde n é o número de moléculas d'água por molécula de sal (ou composto), é comumente usada para mostrar que o composto em questão é hidratado. O n é usualmente um pequenonúmero inteiro, embora seja possível existirem fracionários. Os prefixos usados são derivados dos numerais gregos. Em um monohidrato n é um, em um dihidrato, n é 2, em um hexahidrato n é 6, etc. Esta água é também citada como água de cristalização. Exemplos incluem bórax decahidrato, clatratos hidratos (uma classe de hidratos sólidos de gases), e calcantita. (ATKINS, P. e JONES, L., 2006).
On pode ser determinado aquecendo o hidrato, pois deste modo estaremos removendo a água, e consequentemente determinaremos a massa do composto anidro.



Objetivos

Determinar experimentalmente, após a realização dos cálculos, o número de moléculas de água de hidratação do hidrato e o rendimento x teoria.




Material e método



 Dessecador.
 Balança analítica.
 Mufla entre 200e 230°C.
 Sulfato de cobre pentahidratado ( ).
 Pinça metálica.
 Cadinho de porcelana.


Procedimento experimental

1) Aquecer um cadinho de porcelana limpo em uma mufla a uma temperatura entre 200 e 230ºC por 15 minutos. Em seguida, retirar do aquecimento com auxílio de uma pinça metálica e transferir para um dessecador até esfriar.
2) Pesar o cadinho em uma balança analítica eanotar sua massa. Adicionar uma quantidade de finamente pulverizada (1,00 g) ao cadinho.
3) Pesar novamente o cadinho, contendo o hidrato e anotar sua massa. Aquecer o cadinho nessas condições até ocorrer a perda total do hidrato com alteração da cor do sal.
4) Transferir para o dessecador com o auxílio de uma pinça, e assim que se resfriar o sistema, pesar novamente e anotar sua massa.
5)Determinar, finalmente, o número de moléculas de água de hidratação desse hidrato e o rendimento x teoria.










Resultados

Determinação da água de cristalização de um hidrato.

A princípio, aqueceu-se um cadinho de porcelana limpo em uma mufla a uma temperatura entre 200 e 230ºC por 15 minutos.
Posteriormente, retirou-o do aquecimento com auxílio de uma pinça metálica etransferiu-o para um dessecador até esfriar.
Pesou-se o cadinho em uma balança analítica e anotou-se sua massa. Em seguida, foi adicionado uma quantidade de 1,0g de sulfato de cobre pentahidratado ( ), finalmente pulverizada, ao cadinho.
Foi pesado novamente o cadinho, contendo porém, o hidrato, onde foi pesado sua massa.
Em seguida, aqueceu-se o cadinho nessas condições até que o hidrato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cadinho
  • Cadinho
  • Cadinhos Apostila 130904113457
  • Relatorio
  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!