RElatório Boing 747

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO “MEGA MÁQUINAS BOEING 747”

O documentário da National Geographic, Mega Máquinas, relata aos telespectadores todo o processo de fabricação e a história do Boeing 747, a maior e mais importante aeronave da empresa americana BOEING.
Com a construção recente do Airbus A380, o reinado de mais de quarenta de anos do Boeing 747 nos ares de todo mundo, acabou . Em respostaa essa perca no domínio aéreo, a Boeing decidiu cria um novo 747, o Boeing 747-8, que uma versão mais moderna do principal triunfo da companhia americana. Ele será o avião mais comprido do mundo e o mais ecologicamente correto da categoria.
Como a maioria dos 747, ele será fabricado na Mega Fábrica da Boeing, em Everett, o maior edifício do mundo, com cerca de onze andares e capacidade paracaber dentro dela toda a Disneylândia sobrando espaço para o estacionamento. Nela, se encontram peças das diversas aeronaves fabricadas pela Boeing e cada tipo de avião possui o seu espaço dentro dessa gigantesca estrutura.
A primeira aeronave construída nessa fábrica foi o Boeing 747, apelidado de “Jumbo Original”, que logo conquistou o título de rei dos ares devido ao seu tamanho e imponência.Porém, em 2007, com a construção do Airbus A380, que é maior e com mais capacidade de que um 747, esse reinado foi perdido. Para voltar à disputa do mercado aéreo, a Boeing decidiu fazer uma renovação no seu principal avião, construindo um Jumbo mais comprido, mais rápido e mais ecologicamente correto, tentando assim, atrair novamente os olhares das companhias aéreas.
A nova tecnologia do Boeing 747 ébaseada em outro grande triunfo da companhia, o Boeing 787, que irá emprestar ao 747 o desenho inovador das asas, os motores mais eficientes e o número oito, formando o Boeing 747-8.
A historia do Boeing 747,se inicia a mais de quarenta anos atrás. Com o crescente aumento dos vôos internacionais, devido à criação do avião a jato, a PANAM , companhia aérea que dominava o mercado na época,precisava de aviões maiores , que comportassem um maior número de passageiros. Com isso o presidente da PANAM fez um desafio ao presidente da Boeing, construir um avião com capacidade para comportar mais do dobro do número de passageiros que suportava uma aeronave da época.
O presidente da Boeing aceitou o desafio e encarregou o engenheiro Joe Sutter, considerado o pai do Boeing 747, e sua equipe paracumprir essa difícil missão. Eles tinham que criar um avião com capacidade para 350 passageiros , em vez de 100 passageiros, para isso decidiram criar uma aeronave mais larga e com dois andares. Outro problema que a empresa enfrentou na época, foi a falta de fábricas grandes o suficiente para construir um 747. Então em 1966, a Boeing iniciou a construção da maior fábrica que o mundo já viu,paralelamente à construção do Boeing 747. O primeiro Jumbo foi inaugurado em 1968, e desde dessa data, a Boeing já construiu mais de 1400 desses super aviões, que juntos já voaram cerca de 101000 viagens à Lua.
Todos os Jumbos são feitos manualmente, em um trabalho que requer união e sintonia dos operários da fabrica. Porém, nem todos os componentes do avião são fabricados pala Boeing, alguns sãofabricados na China, na Austrália, na Alemanha e outros países. Para manter a produção perfeita e economizar dinheiro, a empresa usa um sistema de produção chamado “Just in time”. Para um melhor gerenciamento de todas as peças, elas são marcadas eletronicamente evitando, assim, possíveis problemas.
A construção de um Boeing 747 começa pelas asas, que neste caso, são as maiores que a Boeing jáconstruiu , cada uma sendo do tamanho de 4 casas alinhadas. A montagem se inicia com a asa sem a fuselagem, com a construção do esqueleto que possui 3 longarinas e 55 barras de suporte, cada asa terá de suportar 48 toneladas de combustível, a fuselagem de alumínio é então fixada à estrutura por milhares de rebites. Outra característica de grande importância, é o formato das asas. Elas precisam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 747
  • CASO boing airbus
  • Análise dos art. 736 á 747
  • Enegep2010 TN STP 114 747 16156
  • Relatorio
  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!