Relatório Bioquímica - Teste Benedict, Molish e Seliwanoff

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Relatório de Bioquímica

Identificação de Carboidratos

Disciplina:
Bioquímica prática
Professora:

Componentes do grupo:










Data:
08/05/2014
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as moléculas mais abundantes da terra e sua estrutura é, geralmente, composta por carbonos, hidroxilas e carbonila (cetona ou aldeído). Eles possuem diversas funções, como oarmazenamento de energia (glicogênio nos animais e amido nos vegetais), a proteção, a função estrutural, a sinalização, entre outras. Assim, essas moléculas apresentam grande importância e, por isso, sua identificação é fundamental.
Para a identificação do tipo de carboidrato presente em diferentes soluções, é necessária a utilização de alguns testes que reagem com determinados açucares e não reagemcom outros. Durante a aula prática, foram utilizados quatro testes: Teste de Benedict, Teste de Molish, Teste de Seliwanoff e Teste de Iodo.
O objetivo da aula foi identificar o carboidrato presente em uma solução desconhecida a partir do uso desses quatro testes. Para isso, durante cada teste era necessário o uso de um controle positivo (açúcar que dá positivo para a reação) e de um controlenegativo (açúcar que dá negativo para a reação), além do açúcar desconhecido. A partir disso, foi fundamental observar com quais testes a solução desconhecia reagiu e com quais ela não reagiu e, também, compará-la com os outros açucares para, enfim, identificá-la.

TESTE DE BENEDICT
Metodologia:
Com o auxílio de uma pipeta automática, usamos três tubos de ensaio marcados como controlepositivo, controle negativo e o carboidrato desconhecido, nas seguintes quantidades:
Controle positivo: colocamos 0,5mL de lactose e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict;
Controle negativo: colocamos 0,5mL de sacarose e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict;
Desconhecido: colocamos 0,5 mL do açúcar desconhecido e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict.
Posteriormente a esses procedimentos, ostubos foram fervidos e esfriados espontaneamente. Nesse processo foi observada a mudança de cor nos tubos do controle positivo (lactose) e do reagente desconhecido, os quais passaram de azul para alaranjado, enquanto que o liquido do controle negativo (sacarose) permaneceu azul.
Resultados e discussão:
O teste de Benedict é utilizado para indicar a presença de um açúcar redutor na amostra. Oreagente de Benedict consiste de uma solução de sulfato cúprico que, na presença de açucares, reduz de Cu²+ para Cu mediante a oxidação do carbono anomérico presente na amostra analisada. A principal evidência dessa reação é a mudança de coloração das soluções, que são inicialmente azuis, como se observou no experimento.
A mudança de cor observada no tubo de ensaio contendo lactose e no tubocontendo o reagente desconhecido é justificada pela reação da extremidade redutora desses açucares com o reagente de Benedict. Conclui-se, portanto, que ambas as amostras possuem carbonos anoméricos em suas estruturas, ao contrario das moléculas de sacarose, que não possuem extremidade redutora para reagir com o reativo de Benedict.

TESTE DE MOLISH
Metodologia
Com o auxílio deuma pipeta automática, usamos três tubos de ensaio marcados como controle positivo, controle negativo e o carboidrato desconhecido, nas seguintes quantidades:
Controle positivo: colocamos 1mL de glicose, adicionamos 3 gotas de solução alcoólica de α-naftol a 1% e homogeneizamos a mistura.
Controle negativo: colocamos1mL de glicerose, adicionamos 3 gotas de solução alcoólica de α-naftol a 1% ehomogeneizamos a mistura.
Desconhecido: colocamos 1mL do açúcar desconhecido, adicionamos 3 gotas de solução alcoólica de α-naftol a 1% e homogeneizamos a mistura.
Após esse procedimento, inserimos em cada um dos três tubos de ensaio 1 mL de Ácido Sulfúrico concentrado pelas paredes do tubo bem lentamente, de modo que os dois líquidos não misturassem. Feito isso, observamos os resultados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de bioquimica- reação de benedict
  • Relatório sobre teste do iodo
  • Teste de molish
  • TESTE DE MOLISH
  • Teste de benedict
  • Relatório Aula Pratica Bioquímica Teste tolerância a Glicose
  • Relatorio teswte de benedict
  • Teste de bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!