Relatório aula prática: análise da dbo, dqo, nitrato, nitrito, amônia, coliformes totais e termo-tolerantes

1126 palavras 5 páginas
1 – INTRODUÇÃO

Á água é utilizada de diferentes formas para satisfazer diversas necessidades humanas como: higiene, produção industrial, limpeza, irrigação, geração de energia elétrica, entre outros. Cada uso da água requer um padrão de qualidade da água adequado para sua atividade. Alguns dos cuidados fundamentais com a qualidade da água estão relacionados com as substancias formadas no decorrer do ciclo do nitrogênio.
A amônia pode estar presente naturalmente em águas superficiais, sendo que sua concentração é baixa devido à sua fácil adsorção ou a oxidação a nitrato e nitrito. A ocorrência de concentrações elevadas pode ser resultante de fontes de poluição.
A amônia livre é oxidada a nitrito NO2, forma estável e tóxica na água porem volátil, sendo eliminada na forma de gás. Elevados níveis de nitratos reduzem a capacidade respiratória dos organismos, podendo provocar a morte por asfixia.
À medida que os microrganismos se desenvolvem usam o nitrito como fonte de alimento oxidando o composto e convertendo a nitrato NO3, que é utilizado pelas plantas e algas.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é um valor que corresponde à quantidade de oxigênio necessário para ocorrer à oxidação da matéria orgânica, estima a carga orgânica do efluente, podendo assim saber a necessidade de aeração para degradar a matéria orgânica. Considerada como um dos parâmetros para avaliar a qualidade da água.A Demanda Química de Oxigênio (DQO) mede a quantidade de matéria orgânica e substancias inorgânicas suscetíveis de serem oxidadas por meios químicos.
Os coliformes totais são um grupo de bactérias (klebsiella, Escherichia, Serratia e Enterobacteria) gran-negativas, não esporuladas que estão associadas às fezes animas uma vez que habitam o intestino dos animais. A determinação da concentração assume a importância da possibilidade da existência de patógenos como a febre paratifóide, febre tifóide, cólera entre outros.
Coliformes Termos-tolerantes ou coliformes fecais são

Relacionados

  • Seminário Técnico Gerencial 2 Volume 1
    83844 palavras | 336 páginas
  • Quimica Ambiental Completo QNESC Demais
    36697 palavras | 147 páginas