Relatório análise granulométrica

Páginas: 8 (1819 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
-------------------------------------------------
Determinação da distribuição granulométrica de uma amostra de minério de manganês

ALUNOS
Gabriel Antônio Michelin – 09.2.1326
Guilherme Almeida de Assis – 09.2.1053
Igor Alberto de M. Souza – 10.2.1505
João Carlos Araújo Neto - 06.2.1180

Prof. Dra. Rosa Malena Fernandes Lima

Ouro Preto – MG
19 de fevereiro de 2013Sumário

1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
3.1. Procedimento experimental da homogeneização e quarteamento 5
3.2. Procedimento experimental do peneiramento combinado 5
3.3. Procedimento experimental do picnômetro a Hélio e do granulômetro a laser 5
4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 6
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12INTRODUÇÃO

Os minérios de manganês provenientes da mineração Morro da Mina localizada no município de Conselheiro Lafaiete – MG da Vale S/A são importante matéria-prima na produção de ferro-ligas de manganês. Este relatório apresenta estudo de classificação por peneiramento de minério de manganês visando melhorias no beneficiamento e no processo de fabricação destas ligas. O processorealizado deve-se a caracterização do produto granulado por peneiramento combinado e pelo granulômetro a laser. A massa inicial de minério de manganês foi de 1,0kg e os tipos de peneiras usadas foram da série de Tyler com as seguintes aberturas - 65 mesh (#), 100 mesh (#), 150 mesh (#), 200 mesh (#), 270 mesh (#) e 400 mesh (#).
Os objetivos deste relatório, procedimentos experimentais, apresentação eanálise dos resultados serão apresentados a seguir.

OBJETIVOS
O objetivo deste relatório foi de determinar a distribuição granulométrica da amostra de minério de manganês nas seguintes etapas:
* Determinar distribuição por peneiramento combinado;
* Determinar a distribuição por granulômetro a laser;
* Transformar os dados da distribuição granulométrica do granulômetro a laser paraa distribuição granulométrica por peneiramento através da determinação de um fator de forma das partículas.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Procedimento experimental da homogeneização e quarteamento
Tomou-se 1Kg de amostra significativa de minério de manganês e fez-se, primeiramente, a homogeneização em lona. Em seguida, fez-se um quarteamento em pilha obtendo duas alíquotas de minério: a primeiracom 0,530 Kg que foi destinada para o estoque e a segunda com 0,470 Kg foi utilizada nas próximas etapas.
Nas etapas subsequentes, fez-se uso do quarteador Jones com o intuito de obter uma amostra de aproximadamente 0,100 Kg para realizar o peneiramento combinado.
Assim, ao final da operação de quarteamento obteve-se uma amostra de 0,110 Kg de minério de manganês. O restante do material foidestinado ao estoque.

Procedimento experimental do peneiramento combinado
Com a amostra de 0,110 Kg de minério de manganês (produto do quarteamento) fez-se, primeiramente, um peneiramento a úmido com o objetivo de retirar os finos abaixo de 400 # ou 37 μm.
O minério retido em 400# foi destinado a secagem em estufa com temperatura de 100 °C, aproximadamente. O passante em 400# foi destinado afiltragem a vácuo em bancada. Vale ressaltar que houve vazamento de material na operação de filtragem a vácuo o que, certamente, ocasionou perda de massa de polpa de minério. Após a filtragem, a torta foi destinada a secagem em estufa.
Após a secagem, obteve-se, aproximadamente, 0,095 Kg de material retido em 400# e 0,0097 Kg de material passante na mesma malha. A massa de minério retida foisubmetida a um peneiramento a seco por 10 minutos na seguinte sequência de peneiras série Tyler: 65 #, 100 #, 150 #, 200 #, 270 # e 400 #.

Procedimento experimental do picnômetro a Hélio e do granulômetro a laser
Retirou-se uma fração de aproximadamente 0,030 Kg de minério de manganês para determinação da massa específica do material no picnômetro a Hélio de marca Ultrapyc 1200e Version 4.0 da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório análise granulométrica
  • Relatorio de analise granulometrica por peneiramento
  • Relatório sobre Análise Granulométrica
  • Relatório de Análise Granulométrica
  • Relatório de aula prática: Análise granulométrica
  • Relatório- analise granulométrica conjunta com peneiramento e sedimentação
  • RELATÓRIO – ANÁLISE GRANULOMÉTRICA NBR NM 248
  • analise granulometrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!