Relatório Amilase Salivar

Páginas: 3 (599 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Identificação e Hidrólise Enzimática do amido

Fundamento:
O amido é hidrolisado enzimaticamente pelas amilases e glicosidases. Nesse experimento será observada a hidrólise do amido pelaα-amilase salivar.
A hidrólise enzimática do amido produz uma série de polissacarídeos de pesos moleculares mais baixos chamados dextrinas, sendo os produtos finais da ação enzimática, a maltose e aglicose.



Amilose glicose + maltose


Amilopectina amilose, dextrinas glicose + maltose



Inicialmente, faremos a identificação do amido com a solução de iodo.
O reagentede lugol (5 g de I2 + 10 g de KI em 100 ml de H20) diluido 10 vezes, dá com o amido, forma um complexo de cor azul escura e com o glicogênio e amilopectina, um complexo de cor avermelhada. Celulose,mono e dissacarídeos não dão coloração com iodo.

Os glicídeos, cujo grupo hidroxila ligado ao carbono anomérico está livre (ou seja, não está envolvido em ligações químicas), possuem a capacidadede reduzir íons metálicos, tais com: Cu2+, Ag+ ou ferricianeto, em meio alcalino. Os açúcares capazes de reduzir tais agentes são denominados açúcares redutores. De modo geral, os monossacarídeos sãoaçúcares redutores, enquanto que os sacarídeos de cadeia maior nem sempre apresentam essa propriedade.

A redução do Cu++ é conseguida em meio alcalino, a quente:








Mas o Cu++tambémreage com o meio alcalino:


Cu+2 alcalino Cu(OH)2 CuO
(preto)


Para evitar que essa reação mascare o teste napresença de carboidrato redutor, o íon Cu++ é mantido em solução alcalina sob a forma de complexo. Há, então, vários reagentes à base de Cu++ , que diferem em relação ao solubilizador, aoalcalinizante ou ao reagente para p Cu++ formado.

O reagente de Benedict é composto por uma solução de sulfato de cobre II, carbonato de sódio e citrato de sódio, onde o íons Cu+2 encontra-se sob forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dosagem amilase salivar
  • Relatorio
  • Relatorio 5
  • Amilase Salivar
  • Amilase salivar
  • Amilase salivar
  • AMILASE SALIVAR
  • amilase salivar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!