Relatório amônia e ácido nítrico

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Faculdades Oswaldo Cruz
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Relatório de Química Inorgânica
Preparação e Propriedades da Amônia e Ácido Nítrico

Número da Experiência: 5
Data da experiência: 18/05/12

São Paulo/2012

1. Objetivos

Preparação, identificação e verificação das propriedades do gás amônia e ácido nítrico.

2. Introdução
A amônia é um gás incolor, de odorpungente, bastante tóxico, se dissolve facilmente em água liberando calor e em certas misturas como amônia, e oxigênio podem gerar uma explosão. A amônia é preparada em laboratório; aquecendo um sal de amônio com hidróxido de sódio, pode-se detectar a liberação do gás através do seu odor característico, através do papel tornassol azul umedecido (que continua com a coloração azulada),com a formação denuvens brancas e densas de cloreto de amônio, quando aproximado de um frasco de ácido clorídrico, ou a formação de precipitado amarelo-alaranjado com o reagente de nessler.
A produção em larga escala de amônia é através do processo de Haber-Bosch, processo no qual é utilizado nitrogênio e hidrogênio em altas temperaturas e pressões, consistindo em combinar diretamente o gás nitrogênio e o gáshidrogênio junto a um catalisador de ferro, para que sejam superados a inércia cinética do gás nitrogênio e o efeito termodinâmico da constante de equilíbrio na temperatura.
A amônia é utilizada principalmente como fonte primária para maioria dos compostos contendo nitrogênio, incluindo fertilizantes, na refrigeração, assim como também é um excelente solvente para os metais do grupo 1, está presente emexplosivos e na maioria dos compostos de nitrogênio mais importantes do ponto de vista comercial (LEE, 2000).
O ácido nítrico é um líquido incolor, mas quando exposto a luz adquire coloração castanha devido à sua fotodecomposição. É um ácido forte, sendo um excelente oxidante, principalmente quando concentrado e a quente, pois o íon nitrato é muito forte em solução ácida. Por esse motivo, metaisinsolúveis em ácido clorídrico, como o cobre e a prata, se dissolvem em ácido nítrico. O ácido nítrico era obtido a partir de nitrato de sódio ou nitrato de potássio e ácido sulfúrico concentrado. O primeiro método sintético foi o processo Birkeland-Eyde, este é um processo onde ocorre a reação entre gás nitrogênio e o gás oxigênio dentro de um forno de arco elétrico, sendo recolhido o gás emágua. Esse processo se baseia na oxidação catalítica da amônia. O processo possibilita obter uma solução concentrada de 60% em peso. Já para se obter uma concentração de 98% é necessário uma desidratação com ácido sulfúrico concentrado ou misturado em nitrato de magnésio a 72%, seguida de destilação.
As principais utilizações do ácido nítrico são: produção de explosivos, náilon-66 e ácido tereftálicoutilizado na fabricação do tergal (SHRIVER et al, 2008).

3. Esquema de aparelhagem

Balão de fundo redondo

Tubo de vidro
Balão de fundo redondo
Tela de amianto

Bico debunsen
Suporte universal

Balão de fundo redondo

Tubo de vidro
Suporte universal
béquer

estantetubos de ensaio

4. Materiais e Reagentes
Para a preparação da amônia utilizou-se: cloreto de amônio, hidróxido de cálcio, espátula, balão de fundo chato, rolha perfurada, tubo de ensaio, bico de Bünsen, papel tornassol vermelho, água destilada, palito, fita de papel de filtro, ácido clorídrico concentrado, cuba e fenolftaleína.
Na preparação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácido nitrico(relatorio)
  • REAÇOES QUE DECREVEM O USO DA Amônia como matéria-prima na produção do ácido nítrico
  • Ácido Nítrico
  • Ácido nitrico
  • ACIDO NITRICO
  • acido nitrico
  • Ácido nitrico
  • Ácido Nítrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!