Relatório acidente do trabalho

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
1.0 - Introdução
Este documento tem por finalidade relatar o acidente de trabalho ocorrido na empresa Beta Metalúrgica Ltda, com o objetivo de conscientizar a utilização de EPIs, a melhor capacitação profissional e o aprimoramento do setor por parte da empresa.
2.0 – Desenvolvimento
O acidente ocorreu dia 04/05/12 (sexta-feira), por volta das 20h30min, no setor de manutenção, com o Sr.Carlos Fonseca Aguiar.
Deve-se levar em consideração que o encarregado do setor (supervisor) Sr. José Macedo de Souza estava presente na empresa durante o fato.
3.1 – Método:
2.1.1 – O Setor
O setor de manutenção, ambiente que ocorreu o acidente, mede 200 m2, dos quais 120m2 são utilizados para a área de manutenção propriamente dita e os outros 80m2 é utilizado para a área dedesenvolvimento e automação de máquinas.
Esta oficina possui duas paredes de alvenaria: as paredes são brancas, cerca de 2m de altura, possuem um barrado de cor esverdeada, porém começando a desbotar. O chão é de piso de madeira, o teto é forrado com placas de isopor, e possui 20 luminárias com 2 lâmpadas HO em cada uma, porém 7 das 20 luminárias estão queimadas.
Além disso, possui 8 bancadas com áreaaproximada de 4,5m2 cada e equipamentos e ferramentas básicas para a manutenção dos equipamentos da empresa.
Assim montado, o setor atende apenas a manutenção de máquinas de simples montagem/desmontagem.
2.1.2 – A Máquina
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parteestática e o rotor a parte móvel.
O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campomagnético no estator.
O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
Para detalhes do equipamento sendo manuseado pelo acidentado, vide ANEXO.
2.1.3 – Acidente
A análise do cartão de pontos mostra que, em 25 dias, o Sr Carlos Fonseca trabalhou 261 horas, sendo que 54% destetotal foram horas normais e os demais 46%, horas extras. No dia do acidente, dia 04 de maio, uma sexta-feira, o Sr Carlos Fonseca havia trabalhado 12 horas, e iria completar 14hs de trabalho.
Segundo informado por um trabalhador da equipe do acidentado, a empresa tinha data para iniciar a manutenção do motor e a esteira tinha que estar pronta na data prevista (o motor iria acoplado ao conjuntoque move a esteira), ou seja, em 06/05/2012, por volta das 06h.
As refeições dos trabalhadores eram feitas às 12h00, mas quando os trabalhadores fazem horas extras, a refeição vem de um hotel, onde os trabalhadores ficam alojados. A refeição chega para os trabalhadores por volta das 20h00, portanto os trabalhadores almoçavam às 12h00 e jantavam às 20h00, permanecendo por 8h00 sem alimentação.Este período de trabalho é mantido “à base de água”.
No dia do acidente de trabalho, um dos operadores do setor de manutenção foi jantar e o encarregado determinou que o outro, operador que estava fazendo a manutenção do motor, continuasse trabalhando para adiantar a manutenção e, provavelmente, terminar o trabalho. O motor era esperado em outro setor que pararia sua atividade em caso de atraso.O motor estava sobre a bancada e o Sr Carlos Fonseca começou a fazer a manutenção. Após o início da atividade, o Sr Carlos Fonseca foi retirar o anel de retenção com o auxílio do alicate para anéis de segmento. Neste ato, o Sr Carlos Fonseca se descuidou e retirou os óculos de segurança que estava riscado, pois não conseguia enxergar o furo no qual se encaixa a ponta do alicate, além do mais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Acidente de Trabalho
  • Modelo de relatório de acidente de trabalho
  • relatório técnico de acidente de trabalho
  • Relatório de análise de acidente do trabalho
  • relatório de acidente de trabalho
  • Relatório de Acidente de Trabalho
  • Relatório de acidentes de segurança do trabalho
  • RELATORIO DE ACIDENTE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!