Relatório 7 de Biobex

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR:








Componentes


Relatório: Prática 7
Curva Padrão


Brasília-DF

2014
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

Os carboidratos, juntamente com as proteínas e lipídeos, são os constituintes principais dos organismos vivos e são classificados emmono, oligo e polissacarídeos além de serem fonte abundante de energia. Os monossacarídeos são compostos que não podem ser hidrolisados a compostos mais simples como, por exemplo, a glicose (aldose) e frutose (cetose). Os oligossacarídeos e os polissacarídeos são formados por moléculas de monossacarídeos unidas por ligações hemiacetálicas.
Os testes de açúcares são baseados em reações deóxido–redução pelo grupo hidroxílico hemiacetálico do monossacarídeo, que pode reagir com íons e formar complexos coloridos ou por reações coloridas provenientes da condensação de produtos de degradação dos açúcares em ácidos fortes com vários compostos orgânicos como fenol e antrona. Os monossacarídeos são açúcares redutores.
O teste de DNS é um método espectrofotométrico rápido e prático na determinaçãode açúcares redutores, e tem grande aplicabilidade industrial. No controle de qualidade, envolve a caracterização das matérias primas para fins de processamento, e verificação se determinado produto está dentro dos parâmetros e padrões exigidos pela legislação. Na indústria açucareira, serve para controlar se o açúcar, a sacarose, quando hidrolisado sofreu processo de redução, que não é tãofacilmente percebido no acompanhamento do processo. Também é utilizado no acompanhamento do processo de fermentação, que permite verificar as taxas de consumo de açúcar pelo microorganismo, necessário para a compreensão da cinética do processo.
Esse teste (ácido dinitrosalicílico) baseia-se na reação, em meio alcalino, entre o açúcar redutor e o ácido 3,5-dinitrosalicílico (cor amarelo), que éreduzido a um composto colorido alaranjado, o ácido 3-amino-5-nitrosalicílico, oxidando o monossacarídeo redutor (Figura 1). Quanto mais escura a tonalidade alaranjada, maior a quantidade de açúcares redutores.
Pela determinação da luz absorvida a 540nm pelo ANS, 3-amino-5- nitrosalicilato, pode-se determinar a concentração de açúcar redutor presente na solução.
O objetivo do experimento é determinara curva padrão da glicose e frutose, a partir do método DNS .

Figura 1: Reação entre o açúcar redutor e o ácido 3,5-dinitrosalicílico


MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais
Solução de glicose + frutose 0,005 M e água;
Solução de ácido dinitro-salicílico (ácido 2-hidroxi-3,5-dinitrobenzóico, DNS, 10g/L), NaOH (0,4 M) e tartarato de sódio e potássio (300 g/L);
Pipetas, peras, pissetacom água destilada, tubos de ensaio, provetas, banho-maria e espectrofotômetro.



Métodos
Primeiramente, numeramos os tubos de ensaio de 1 a 6, designando o tubo de número 6 como branco. Logo após, pipetamos 10 mL de água destilada em cada tubo, marcando com uma caneta apropriada seus respectivos níveis.
Após descartar a água dos tubos de ensaio e secá-los, adicionamos, com auxilio depipetas e peras, glicose + frutose 0,005 M, água destilada e DNS nos respectivos tubos de ensaio, conforme a tabela abaixo.
Tubos
Solução de glicose + frutose 0,005 M (mL)
Água destilada (mL)
DNS
(mL)
1
0,10
0,40
0,50
2
0,15
0,35
0,50
3
0,20
0,30
0,50
4
0,25
0,25
0,50
5
0.30
0,20
0,50
6 (Branco)
-
0,50
0,50
Tabela 1: Quantidade de glicose, frutose, água destilada e DNSadicionada em cada um dos tubos

Depois deste procedimento, levamos os tubos ao banho-maria (90ºC) por 5 minutos cronometrados no celular.
Após o termino do banho-maria, completamos os tubos, utilizando a pipeta de 10 mL, com água destilada até a marca de 10 mL feita no início do experimento (vale ressaltar que adicionamos uma média de 9 mL de água destilada aos tubos, uma vez que, o volume de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Biobex
  • Relatorio 7
  • Relatorio 7
  • Relatorio 7
  • relatório 7
  • Relatorio 7
  • relatorio 7
  • relatorio 7

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!