Relatório 04 - Ácido Acetilsalicílico (Aspirina)

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVOS 2
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3.1 Histórico 3
3.2 Obtenção do Ácido Acetilsalicílico 3
3.2.1 Propriedades Físicas e Químicas 4
3.2 Cristalização 4
4 MATERIAIS E PROCEDIMENTO 6
4.1 Materiais e Reagentes 6
4.2 Procedimento 6
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11




1 INTRODUÇÃO
O Ácido Acetilsalicílico é utilizado comoantiinflamatório, antipirético e analgésico. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e no éter.
No presente trabalho é descrito, em forma experimental o processo de síntese do ácido acetilsalicílico, e também a purificação do mesmo.
A síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, empresença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador.


2 OBJETIVOS
O objetivo da experiência é sintetizar o ácido acetilsalicílico (aspirina) e avaliar o rendimento da reação realizada.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Histórico
No antigo Egito, inflamações eram comumente combatidas a partir do extrato de uma árvore chamada salgueiro. Este mesmo tratamento era recomendadopelo pai da medicina, Hipócrates, em 400 a.C. Porém, somente em 1826, compreendeu-se como esse extrato agia no corpo humano. Os italianos Brugnatelli e Fontana descobriram que o princípio ativo da casca do salgueiro era a salicina. (FELTRE, 2004)
Em 1838, o químico Raffaele sintetizou o ácido salicílico a partir da salicina e, em 1859, o químico alemão Hermann Kolbe determina sua estrutura edetermina uma rota sintética economicamente viável para a produção deste fármaco. O ácido salicílico passa a ser muito utilizado no combate à febre, dores nas juntas, reumatismo e artrite. Porém, seu uso prejudica o estômago, causando dores, sangramento e úlceras.
Como alternativa, o farmacêutico alemão Senator passa a indicar salicilato de sódio no lugar do ácido salicílico, diminuindoassim, a irritação causada no estômago. Esta nova alternativa, no entanto, apresenta um sabor extremamente desagradável. (FELTRE, 2004)
Após isso, em 1897, o químico alemão Felix Hoffmann, preocupado com artrite de seu pai, finalmente desenvolve o ácido acetilsalicílico, que se mostra bem menos irritante ao estômago e com as mesmas propriedades medicinais do ácido salicílico. Com a altaeficácia do composto, em 1899, a Bayer patenteia sua fórmula com o nome de aspirina, e o medicamento ganha o mercado atuando como antiflamatório, antipirético e analgésico.
O nome aspirina é decorrente da união da letra a (de acetil) com o nome acidum spiricum, antigo nome do ácido salicílico. (FELTRE, 2004)
3.2 Obtenção do Ácido Acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico (AAS), é obtido apartir da reação do ácido salicílico com anidrido acético em meio ácido (Figura 01).
Figura 1. Obtenção do ácido acetilsalicílico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_acetilsalic%C3%ADlico
Nas indústrias, a produção do fármaco é composta, geralmente, de quatro etapas: três para obtenção do ácido salicílico e uma de acetilação deste, obtendo-se assim o ácidoacetilsalicílico.
A primeira etapa é a fenolatação, onde ocorre o tratamento do fenol com soda utilizando metanol como catalisador. A segunda etapa é a carboxilação, que dá origem ao fenilcarbonato de sódio através da ação de dióxido de carbono sobre o fenolato obtido na primeira etapa. Depois é obtido o salicilato de sódio através da submissão do fenilcarbonato de sódio a temperaturas entre 120 e 130 ºC.A terceira etapa é a acidificação com ácido sulfúrico formando, então, o ácido salicílico. Este é submetido ao processo descrito anteriormente na Figura 01, para obtenção do ácido acetilsalicílico. Uma etapa extra com benzeno é realizada para remoção do excesso de ácido salicílico. (MOREIRA)
3.2.1 Propriedades Físicas e Químicas
Figura 2. Propriedades básicas do AAS.

Fonte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SíntesSintese Do Ácido Acetilsalicilico (Aspirina)
  • Síntese de Ácido Acetilsalicílico (Aspirina)
  • Síntese do ácido acetilsalicílico
  • Síntese e caracterização do ácido acetilsalicílico (aspirina)-
  • Doseamento do ácido acetilsalicílico numa “Aspirina 500”
  • RELATORIO SINTESE DO ACIDO ACETILSALICILICO
  • pre relatório acido acetilsalicilico
  • RELATÓRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!