Relatória de estágio pós graduação educação

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento desse estágio, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Educação Inclusiva, foi a feita a opção de fazer um trabalho mais específico no Colégio Maxime, com as turmas de 5ª série (6º ano). A proposta foi de desenvolver um projeto, no qual os alunos são orientados fazer um trabalho de representação lúdica a partir de conteúdos ministradosem sala de aula.

Considerando o contexto atual do Brasil e do Mundo, escola e educação significam possibilidades de adquirir um conhecimento que fortalece o pleno exercício da cidadania, além de gerar melhores condições para enfrentar o mundo do trabalho. Trata-se, em outras palavras, de preparar as novas gerações para lidar com um planeta marcado pelo signo da mudança, no qual se faz presenteo uso intenso da tecnologia e a mundialização da economia. Significa, enfim, garantir para todas as crianças condições mais adequadas para a plena inclusão social.

Nesse sentido o Ensino de História, com base em pesquisas e experimentações, passou a inserir no cotidiano das aulas uma infinidade de novos materiais: fotografia, pinturas, caricaturas, mapas, textos literários, depoimentos,artigos de jornal e revista, histórias em quadrinhos. Não só os suportes para um ensino eficaz se ampliaram, mas modificaram-se as abordagens, multiplicavam-se os sujeitos históricos. Tanto a História ensinada quanto o cotidiano escolar se tornavam mais diversificados.

Novas propostas curriculares passaram a ensejar um Ensino de História que não se alicerce exclusivamente em fatos, que rompe comuma estrutura linear e estanque do conhecimento histórico. Aparece então a história temática, na qual possibilita-se recortes históricos mais precisos, focados em determinados assuntos; aproxima-se dos métodos utilizados pelos historiadores, rompe-se com a linearidade histórica, ao trabalhar com as diversas dimensões do tempo; oferecia, por fim, maior autonomia aos professores e à escola na hora daescolha dos conteúdos. A preocupação com o tempo presente ganhou também destaque, e os conteúdos de História deveriam então contribuir para que cada indivíduo pensasse em seu presente como algo construído ao longo do tempo.

Para as séries finas do Ensino Fundamental, as propostas curriculares se baseiam numa história sociocultural, onde conceitos fundamentais como cultura, trabalho,organização social, relações de poder e representações são tidos como básicos para o conhecimento histórico escolar; e a abordagem por meio de temas é evocada a partir da óbvia impossibilidade do estudo de “toda a história da humanidade”.(BITTENCOURT, 2004, p. 115-117)

Segundo a LDB, Lei 9.394/96 (BRASIL, 1996), nos artigos 58 e 59 a Educação Especial deve ser desenvolvida na escola regular para alunoscom necessidades educacionais especiais. E esses alunos tem o direito de acesso a serviços especializados de apoio, isto é, o atendimento a este alunado deve ser feito por profissionais devidamente capacitados para fazê-lo. O atendimento educacional deve ser prioritariamente nas classes comuns de ensino regular, mas quando isso não for possível deve haver um encaminhamento para um atendimento emclasse alternativa. Desde a educação infantil a criança pode ter acesso a educação especial. Os currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica deve se estruturar pata atender ao pleito dos educandos com necessidades educacionais especiais. (SOARES, 2009)

Desta forma, a proposta de desenvolver um trabalho lúdico e representação teatral da matéria trabalhada em salaoportuniza o contato entre os diferentes alunos da sala e amplia a socialização da turma, e também oferece condições para que os alunos com necessidades educacionais especiais (no caso das turmas, tem-se casos de déficit de atenção e déficit de aprendizagem) promovam uma releitura do conteúdo desenvolvido, e, enfim, representem-no por meio de uma apresentação teatral.

2. ANÁLISE DO ESTÁGIO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de estágio supervisionado pós graduação em gestão integrada
  • Relatoria de estagio
  • Relatória de estágio
  • Pós graduação
  • Pós graduação
  • Pós Graduação
  • Pos graduacao
  • pos graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!