Relatório do documentário – enrom: os mais espertos da sala

1127 palavras 5 páginas
O documentário “ENROM: Os Mais Espertos da Sala” tem como o enredo a história de uma empresa que já chegou a ocupar a posição de sétima mais importante do mercado Norte Americano. Sabe-se que o mercado Norte Americano sempre foi repleto de grandes empresas, algumas verdadeiras potências mundiais, portanto quando o filme traz a tona um escândalo em uma destas, a “ENROM”, não se pode deixar de imaginar que este fato foi um dos mais catastróficos presenciados na história do ser humano.
O filme relata o surgimento da ENROM, sendo criada por “Ken Lay” como uma companhia que tinha como atividade a distribuição de Gás Natural, porém a personalidade do diretor da empresa permitia que pessoas com grandes idéias o encantassem, e dentre uma delas, surgiu à idéia de “Jeff Skilling” de não ter mais relações físicas com o produto final, mas sim transformar todo o negócio em um mercado, onde a empresa não precisaria colocar a mão na massa, mas apenas cuidar dos números. Encantado pela idéia que traria altos lucros a empresa, “Ken Lay” aceitou a proposta, e a única exigência de “Jeff Skilling” foi que a empresa utilizasse um método contábil onde os números poderiam ser alterados nos relatórios que apresentavam aos investidores.
Com o novo método em prática e a empresa gerando altos valores de lucro o então diretor “Jeff Skilling” prometia uma revolução mundial na área energética, mas o que ele conseguiu não foi bem isso. Impulsionados pelo desejo da ganância, os diretores e subdiretores da ENROM modificaram balanços e resultados finais da companhia trimestre após trimestre, desta forma a empresa crescia como a menina dos olhos dos americanos, comprar ações da ENROM era certeza de que o dinheiro estava sendo bem investido.
Enquanto o povo americano investia e confiava na ENROM, na publicidade inovadora que faziam as pessoas perguntarem o por que de tudo (ask why?), a empresa cobria com panos os seus rombos financeiros que foram gerados a cada trimestre, até o dia em que a

Relacionados

  • ATPS - Contabilidade
    4889 palavras | 20 páginas