Relatório da experiência: fenômenos elestrostáticos (física geral ii)

1649 palavras 7 páginas
01 – Objetivo: a) Verificar a existência de dois tipos de carga elétrica b) Processos de eletrização

02 – Material Utilizado : 01 base de madeira; 01 bastão de PVC; 01 disco de metal (alumínio); 01 erlenmeyer; 01 folha de celulóide (placa de acrílico); papel alumínio; 01 haste de metal; 01 lâmpada de Néon; 01 pedaço de feltro.

03 – Introdução Teórica

Carga Elétrica.

A carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares.
A investigação da eletricidade e da atração elétrica originou-se na Grécia antiga, quando os gregos observaram que o âmbar, após atritado, atraía pequenos corpos, como fragmentos de palha e penugens.
Para entender o conceito de carga elétrica devemos analisar a estrutura do átomo e as partículas portadoras de carga elétrica que o constituem. No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.

Princípios da Eletrostática.

Eletrostática é a parte da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas entre si (em repouso) e os processos pelos quais as mesmas se eletrizam.
Do mesmo modo que em qualquer outra parte da Física, o estudo da Eletrostática é baseado em princípios fundamentais, concluídos pela experiência e que não tem demonstração teórica, assim como o seguinte:
1. Princípio da Atração e Repulsão
"Duas cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais contrários se atraem". Essa verdade só pode ser demonstrada experimentalmente: colocamos em presença, sucessivamente, corpos com cargas de mesmo sinal e sinais contrários, e observamos quais os sentidos das forças

Eletrização – Série Triboelétrica.

Relacionados

  • Massa
    1185 palavras | 5 páginas