Relartorio de quimica 1

538 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL NOME:
TURMA:
PROFESSOR/MONITOR: EXPERIÊNCIA Nº 1: MEDIDAS E TRATAMENTOS DE DADOS QUESTIONÁRIO: 1) Defina e dê exemplos para precisão e exatidão.
Precisão indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras. Ou seja, se tirar 3 medidas com cada um de dois equipamentos diferentes, o que apresentar menor desvio padrão terá maior precisão. Exatidão indica o quão próximo do valor real – valor normalmente aceito como referencia-, está o valor medido. Por exemplo, uma diferença de 2 milímetros em uma régua terá um erro sistemático de 2 milímetros em todas as medidas, com relação ao valor exato.
2) Explique detalhadamente por que, no experimento realizado, a água permanece líquida na temperatura abaixo de 0,0 °C quando adicionado sal de cozinha (NaCl).
Esse fator pode ser explicado através das propriedades coligativas, nas quais esta inclusa a diminuição do ponto de fusão da água para um numero abaixo de 0º C. Quando adicionamos o sal (NaCl) na água (H2O) obtemos íons de Na+ e Cl- que se associam as partículas de H2O fortalecendo a interação entre elas diminuindo a tendência de escape do solvente.
3) No item B do procedimento experimental da exp. 01 foi utilizada uma balança semi analítica para realizar a calibração de uma pipeta e uma proveta volumétrica.
A) Qual destes dois instrumentos você esperava que fosse mais preciso? Por quê?
A pipeta volumétrica pois apresenta menor diâmetro e seu ajuste para medição do volume é mais fácil, apresentando o menisco com mais precisão.
B) Qual dos dois instrumentos pelos seus cálculos a partir dos resultados experimentais possui maior precisão? Explique sua resposta, mostrando os cálculos?
A pipeta volumétrica, pois apresentou menor desvio médio padrão, mostrando maior precisão.

C) O resultado experimental está de acordo com suas suposições?
Sim, a pipeta volumétrica mostrou-se

Relacionados