Relario sulfato de bário

2205 palavras 9 páginas
Objetivo
Determinar o teor de sulfato a partir de uma amostra de composição conhecida utilizando técnicas de análise gravimétrica por precipitação.

Revisão bibliográfica
O método baseia-se na precipitação BaSO4 mediante adição lenta de uma solução diluída de cloreto de bário à solução contendo o sulfato.
O sulfato de bário apresenta tendência acentuada para formar pequenos cristais, que, na filtração, passam através dos poros dos filtros. Por isso, é necessário procurar condições favoráveis à formação de precipitados de cristais grandes para poderem ser filtrados facilmente. O BaSO4 forma um precipitado durante o processo do crescimento do cristal apartir das partículas iniciais e nisto está o principal obstáculo para a determinação dos íons sulfato. A coprecipitação é a contaminação do precipitado por substâncias que são, normalmente, solúveis na água podendo ser por adsorção que é a impureza na superfície do precipitado ou oclusão, quando a impureza está no interior das partículas. As cargas negativas dos ânions coprecipitados devem ser compensadas eletricamente por íons positivos, e os íons Ba2+ são mais abundantes no meio no qual se forma, o precipitado.
De um modo geral, adicionando-se a solução de sulfato à solução de bário os erros devidos a coprecipitação de cátions diminuem, mas os devidos a ânions aumentam.
Nas reações químicas, como nesse caso, é importante se prever a quantidade de produtos que podem ser obtidos a partir de uma certa quantidade de reagentes consumidos.

Leis das Reações Químicas
Uma reação química significa uma transformação de substâncias em outras. Os elementos químicos não são modificados, apenas as substâncias. Num processo nuclear os elementos são transformados em outros. Num processo físico nem os elementos e nem as substâncias são transformados.(1)

Processo Elementos Substâncias
Físico não se transformam não se transformam
Químico não se transformam se transformam
Nuclear se transformam se transformam

As

Relacionados