relaorios de suspensoes

824 palavras 4 páginas
Introdução

Suspensão são sistemas heterogêneos em que a fase externa ou contínua é líquida ou semi-sólida e a fase interna ou dispersa é constituída por partículas sólidas insolúveis no meio utilizado. Nessas formas, o fármaco é conhecido como fase dispersa, enquanto que o veículo é denominado fase dispersante. Em conjunto, produzem um sistema disperso.
A estabilidade das suspensões pode ser apreciada dos pontos de vista físico, químico e microbiológico. Assim, uma suspensão deve manter-se em dispersão homogênea durante um período de tempo o maior possível, sendo facilmente redispersíveis por agitação dos precipitados que eventualmente se formem. Por isso, devem-se rotular as suspensões líquidas com a indicação “agite antes de usar”. As suspensões semi-sólidas, como as pomadas e as geléias, não têm necessidade de tal procedimento.
A estabilidade química depende de vários fatores (fármacos, agentes suspensórios, molhantes, temperatura de conservação, luz, PH, etc.), sendo, em regra, melhor do que a das soluções dos fármacos correspondentes. De acordo com algumas reações, a velocidade de degradação é independente da concentração do fármaco.
Além do mais, o contato prolongado entre as partículas sólidas de fármaco e o meio de dispersão poder ser consideravelmente diminuído, garantindo maior durabilidade, preparando-se a suspensão logo antes da administração ao paciente.

Objetivo
Objetivo da aula pratica foi aprender como preparar suspensao oral e tópica

Material Utilizado
1. Frasco para acondicionamento
2. Rótulos
3. Espátula para pesagem
4. Espátula plástica (‘‘pão duro”)
5. Bastão de vidro
6. Cálice 60ml
7. Cálice 100ml
8. Bequer de 100ml
9. Pipeta graduada de 5ml
10. Proveta de 50ml
11. Gral e pistilo

Procedimento Experimental I ( Suspensão Antiácida)
Hidróxido de alumínio............................ 6,0%
CMC sódica (media Viscosidade)........... 1,0%
Metilparabeno.......................................... 0,18%

Relacionados