relAdrenergico2

1246 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA ENFERMAGEM
PROFESSOR: Dr. JUAN CARLOS RAMOS GOLÇALVES

ADRENÉRGICOS E BLOQUEADORES ADRENÉRGICOS

AMANDA DE SOUSA VIEIRA

TERESINA
2015
1. INTRODUÇÃO

A farmacologia adrenérgica envolve os agentes que atuam sobre vias mediadas pelas catecolaminas endógenas — a norepinefrina, a epinefrina e a dopamina ativando o sistema simpático do SNC. Esses neurotransmissores interagem com seus receptores e modulam numerosas funções vitais, incluindo a frequência e a força da contração cardíaca, a resistência (constrição e dilatação) dos vasos sanguíneos e bronquíolos, a liberação de insulina e a degradação da gordura. (GOLAN, 2009)
Os receptores adrenérgicos são divididos em α e β. Por sua vez, existem os subtipos α -1 e α -2, β -1, β -2 e β -3, todos acoplados a proteína G. Os receptores α1 são acoplados à proteina Gq que estimulam a fosfolopase C, aumentando o IP3 que promove a liberação de Ca2+ , que leva à fosforilação das proteinas intracelulares, ativando-as. Os receptores α2 são acoplados à proteina Gi, que inibem a atividade da adenilatociclse, diminuindo os níveis intracelulares de AMPc, que inibem os canais de Ca2+, levando a uma hiperpolarização, produzindo relaxamento e diminuição das atividades. Os receptores β (1, 2 e 3) são acoplados à proteina Gs que estimulam a adenilatociclase , aumentando o AMPc que ativam as proteinas cinases que fossorilam as proteinas, produzindo as ações fisiologicas finais. (KATZUNG,2014)
Os fármacos que atuam sobre os receptores de norepinefrina e epinefrina, ativando-os, são denominados simpatomiméticos, pois tem a capacidade de produzir efeitos semelhantes aos produzidos pelo sistema nervoso simpático, como a adrenalina, noradrenalina, isoproterenol e efedrina, os que atuam bloqueando-os são bloqueadores adrenérgicos e podem agir bloqueando a transmissão dos impulsos nos

Relacionados