Relacoesprecoces 2

292 palavras 2 páginas
As competências básicas da mãe:
O bebé mantém uma relação privilegiada com a mãe, por isso a mãe deve satisfazer algumas exigências, sendo elas:
- A interação equilibrada, exigindo com que a mãe interprete adequadamente os sinais emitidos pelo bebé.
- A sensibilidade e disponibilidade da mãe face às necessidades do bebé.
- O prazer mútuo das interações que estabelecem um sentimento interno de segurança que é gerado de confiança básica que permite ao bebé encarar o mundo de forma positiva.
Ou seja, o processo de regulação mútua significa a capacidade da mãe comunicar eficazmente com o bebé, quer dizer, a mãe interpreta/comunica corretamente os seus estados emocionais e responde de forma adequada às solicitações do seu bebé. Se a mãe não responder positivamente às solicitações do bebé, podem desenvolver-se sentimentos de desconfiança que se manifestam por medos, receios e insegurança.
A boa mãe comunica poeticamente com o bebé. Transforma as inquietações em segurança, o desconforto em bem estar, torna tolerável a angústia, faz o bebé sentir-se amado, compreendido e protegido.

Hoje em dia a decisão de ter um filho é um forte investimento por parte do casal, visto que, têm que reorganizar a sua vida económica, profissional, social e afetiva, de modo a criar condições favoráveis para que a entrada da criança seja um acontecimento gratificante.
Competências básicas: Transformações hormonais que começam na gravidez e que continuam no período da aleitação: os ovários emitem progesterona, o útero produz proclatina e as glândulas mamárias produzem leite.
Competências emocionais: Desenvolvimento da manifestação afetiva para com o bebé que se traduzem nos sentimentos de carinho, dedicação e ternura.
Competências Sociais: Apresenta-se um conjunto de hábitos e comportamentos que têm a ver com a maternidade. É a aprendizagem social que obedece a padrões sociais.

Relacionados