Relacionar Prote Nas MDR Com Resist Ncia Medicamentosa

333 palavras 2 páginas
Relacionar proteínas MDR com resistência medicamentosa

Dentre as proteínas pertencentes à Superfamília dos Facilitadores Majoritário (MFS) encontramos algumas gP envolvidos no processo de resistência a múltiplas drogas (MDR)

Os Genes MDRs, encarregados da produção da glicoproteina-P, determinam a quantidade desta gP de membrana celular.

Estas gP são transportadores ativos que utilizam o gradiente eletroquímico gerado pela H+-ATPase da membrana plasmática ou pela V-ATPase do vacúolo como força motora do transporte ativo dos solutos.

Estes transportadores promovem a expulsão de solutos indesejáveis pela célula e acredita-se estarem ligados à baixa concentração de fármacos no meio intracelular de células sensibilizadas que criam resistência adquirida (após 1ª exposição ao fármaco) ou mesmo inata.

A resistência a múltiplas drogas, de diferentes tipos, pode ser explicada pela atuação destas "bombas de expulsão" que diminuem a acumulação intracelular de várias substancias.

Alguns estudos indicam que uma maior quantidade de proteínas MDR está ligada a uma maior longevidade celular, alterando a apoptose, principalmente em células cancerígenas.

Relação entre canal iônico e fibrose cística

A fibrose cística (FC), também conhecida como fibrose quística ou mucoviscidose, é uma doença autossômica recessiva relativamente comum, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas.

Os Canais Iônicos são proteínas transmembranares com reduzidos diâmetros e com cargas elétricas em suas paredes. As cargas e diâmetros específicos auxiliam na seletividade do canal, tornando-o específico para diminutas moléculas.

Nos pulmões, normalmente, o canal iônico permite a passagem de íons Cl- e moléculas de H2O. Porém, na fibrose cística estes canais estão bloqueados, o que leva a acumulação de muco nos

Relacionados