Relacionamento interpessoal

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
1 . Conceito de ética e qual a importância da ética nas relações humanas.

R: A palavra Ética vem do grego ethos tendo com significado modo de ser, caráter. Ao traduzir para o latim ethos quer dizer Mos que significa costume, palavra esta que surgiu a moral. Segundo o dicionário Aurélio, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação doponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
É comum ligarmos o sentido de ética com palavras como justo, honesto, correto entre outros adjetivos. Porém é necessário conhecermos os costumes e cultura de uma sociedade para que possamos julgar ético ou não a conduta de um membro da mesma. Portanto a ética é basicamente constituída pelos valores eobrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, ou seja, a pessoa, principal constituinte da existência, sendo assim, ética é imprescindível nas relações humanas, pois a falta dela só deixaria tais relações transbordas de desconfiança e passariam a não mais existir, pelo menos não como estamos acostumados. Ações como estas e outrastantas enfraquece as atividades interpessoais, tais atividades são construídas através da confiança e firmadas sob a moral e os bons costumes.

2 . O que é uma relação intrapessoal e interpessoal?

R: O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de simesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo, de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. Manifesta-sepositivamente em pessoas possuidoras de boa autoestima e capazes de boa interação, como yogues, pacifistas, terapeutas.

O relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas, distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro, buscando reagir em função destes sentimentos. Esta capacidade permite adescentralização do sujeito para interagir com o outro. Mostra a capacidade de uma pessoa para entender as intenções, as motivações e os desejos alheios e, em consequência, sua capacidade para trabalhar eficazmente com outras pessoas. Este relacionamento se manifesta de forma positiva em professores, médicos, líderes religiosos, etc.
3 . Qual é a importância das relações interpessoais no trabalho?4. O que atrai e o que afasta nas relações interpessoais?

R:

5. Diferencie grupo de equipe.

R: Grupo: Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.
Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.
Não há presença dehabilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.
Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.
No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, que acabam sendo manifestados noambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são.
Nos trabalhos em grupo, os lideres estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!