RELACIONAMENTO ENTRE AS LIDERANÇAS INTERNAS E EXTERNAS x A CRISE DE REPRESENTAÇÃO NO BRASIL E O MOVIMENTO SINDICAL

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Uma exata analogia entre as lideranças empresarias externas e seus representantes sindicais no Diálogo Social.

As manifestações nas ruas em junho de 2013 passou para história onde ocorreram as mais importantes demonstrações de inconformismo no Brasil, desde a era Collor. O início ocorreu com um pequeno grupo de jovens insatisfeitos com o sistema público de transportes e o aumento dastarifas. A sociedade e a mídia em geral os rotularam inicialmente de “baderneiros” e desocupados da classe média que queriam instalar um processo anárquico na sociedade naquele momento.

No entanto, à proporção que as manifestações foram ocorrendo, o espectro se ampliou, a mídia e população começaram a fazer outra leitura e percebeu-se que não se tratava apenas do aumento do preço das passagens deônibus e, sim, a expressão de insatisfações muito mais amplas. Será que também não ocorre o mesmo em nossas empresas na gestão dos relacionamentos de trabalho?

Os gastos excessivos para a realização da copa do mundo, na saúde, educação, contra acorrupção e impunidade etc, viraram tônica, e as insatisfações difusas e generalizadas tomou lugar. Exatamente como na teoria do “Glass filled”, queusamos em Relações do Trabalho: pequenas reclamações não tratadas do dia-a-dia e que se avolumam tomando proporções e entregando os colaboradores ao movimento sindical por não tratarmos pequenas reclamações e não estabelecermos um diálogo estruturado.

Ainda temos mais perguntas que respostas, mas certamente a sociedade, expressivamente a classe média, aderiu de forma patriótica e foi para ruapara gritar seu inconformismo com a atual situação política, económica e social do país.

Ficou claro que estamos vivendo uma crise de representação e questionamento da legitimidade das instituições, dos políticos e dos líderes que elegemos para a pujança que o Brasil tanto almeja. Há um esgotamento e uma descrença generalizada especialmente em relação aos partidos políticos, governo,sindicatos… A distancia do poder foi percebida e acordou-se o gigante adormecido.

Se os cidadãos não se sentem representados nem pelos partidos e muito menos pelos governos o que falar então da representação sindical, que necessita uma Reforma Sindical e Trabalhista num modelo celetista ineficiente e absolutamente ultrapassado e fora realidade econômica atual. Uma crise da representação políticavisível na descrença e percebida pelo amadorismo na forma que reagiram os “LÍDERES” à estes movimentos com ações improvisadas de última hora e com leituras talvez equivocadas.

Essa descrença explica, em grande parte, a ausência de trabalhadores nas tentativas de manifestações de algumas Centrais Sindicais, que de maneira geral pode ser considerada um fracasso no último dia 11 de julho e querevelou mais uma vez uma completa desarticulação na representação e na falta de liderança destes trabalhadores com uma indignação da sociedade perante os mesmos.

Se por um lado , é compreensível esta indignação isso pode se constituir num perigo para a própria paz social desejada e certamente o comportamento coletivo setraduzirá em comportamentos individuais no questionamento também às liderançasinternas das empresas. A organizações precisarão acordar e as suas lideranças precisarão saber reagir adequadamente e não de forma atônita ou atabalhoada com improvisos de última hora.

Uma coisa é a falta de representação dos LÍDERES (internos) e externos (Sindicatos?). Outra é a extinção desta representação ou dos sindicatos, onde as LIDERANCAS INTERNAS E EXTERNAS são de fundamentalimportância na construção dos relacionamentos humanos maduros e críveis.

Desenvolver a LIDERANÇA, assim com desenvolver o relacionamento e até a preparação dos Líderes Sindicais para que consigam representar a realidade das pessoas e dos interesses dos negócios, que nem sempre são convergentes, é o grande desafio.

Uma coisa é a falta de legitimidade de alguns Sindicatos (não entendem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria externa X interna
  • Migrações Internas e Externas no Brasil
  • Representação interna de trabalhadores no Brasil
  • Migrações internas e externas no brasil
  • Anatomia interna X Anatomia externa
  • Auditoria Interna X Auditoria Externa
  • Crise economica mundial x brasil
  • crise externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!