Relacão de texto

Páginas: 39 (9515 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
História da Arte

A Arte Europeia na segunda metade do século XIX até à primeira grande guerra (c. 1850 – 1914)

Ter em conta a contextualização Histórico – Cultural (páginas 4-8).


1. A evolução das artes plásticas


A Revolução Impressionista


O Impressionismo teve a sua génese entre 1860-70, no seio de um grupo de jovens artistas que se reunia no Café Guerbois, paradiscutir as suas atitudes e incertezas comuns acerca da pintura.


Essas atitudes reflectiram:


▪ O clima politico e social onde a alta burguesia e o capitalismo alcançaram um grande desenvolvimento e se mantiveram, a par, das conquistas e dos progressos técnicos e científicos;
▪ A oposição ao Romantismo, ao academismo com todos os seus cânones e ao intelectualismo social doRealismo, apesar do Impressionismo ter as suas raízes nestes movimentos.


Apelidados de Impressionistas, este núcleo de autores e amigos não constituiu um movimento na verdadeira acepção do termo, ou um grupo firmado por princípios estéticos rígidos. As suas pinturas são o reflexo da personalidade de cada um e, por isso, heterogéneas.
O que tiveram em comum foi uma pintura ligada àvida citadina moderna e às impressões sensoriais dos seus autores, fundadas num individualismo crescente, longe de peias académicas.
Praticaram, assim, um repertório constituído por paisagens, figura humana e lazeres citadinos e o mesmo interesse pela captação de uma dada realidade, parcial e sensível, que é a da luz e dos seus efeitos sobre a Natureza, as pessoas e os objectos.


O grupoimpressionista era constituído por Pissarro, Paul Cézanne, Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas, entre outros. Estes pintores, logo o Impressionismo, sofreram influências dos pintores coloristas do século XVIII e da paleta límpida e clara de Turner e Constable, considerados seus precursores na representação directa da Natureza e na análise da luz; de Jonkind e Boudin e de Delacroix assim comode outros pintores de “ar livre”.


Contributos notáveis para a nova representação foram:


▪ As descobertas da fotografia, que produziram na pintura novos enquadramentos e novas perspectivas cujo ponto de vista é aéreo;
▪ As estampas japonesas pelo seu linearismo e forma planificada, sem claro – escuro, sem modelação e sem volumetria, e pelo decorativismo, conduziram ospintores a uma execução menos precisa e com menos detalhes;
▪ As descobertas cientificas nos campos da óptica, da cor e da percepção;
▪ As descobertas técnicas, como a invenção da tinta em tubo, que permitiram alterações na aplicação directa das mesmas.

A pintura impressionista procurou a captação do instante luminosos, fugaz e fugidio, em constante mutação.


Tecnicamente écaracterizada pela:


▪ Procura desses efeitos através da justaposição, na tela, de pinceladas pequenas, nervosas, em forma de vírgula ou interrompidas, executadas com grande rapidez e ao ar livre;
▪ Utilização de cores puras, fortes e vibrantes, retiradas directamente dos tubos, que eram aplicadas de acordo com as leis das complementares, de modo a obter a fusão dos tons nos olhosdo espectador.


Esta técnica veio permitir a captação dos efeitos coloridos da luz do Sol e da sua atmosfera e teve como resultado a dissolução da forma, da superfície e dos volumes, desaparecendo, quase por completo, a corporeidade dos objectos, pondo em evidencia os jogos “frios e crus” da luz e das iluminações, libertando – se das velhas noções de claro – escuro.


OImpressionismo foi um fenómeno tipicamente parisiense, cuja pintura teve reflexos noutros pintores.


Autores pertencentes ao grupo do Café Guerbois:


▪ Manet é considerado o primeiro dos impressionistas, abandonando a gradação cromática subtil e o acabamento cuidado pormenorizado do Realismo. Trabalhou com cores fortes, ousadas, e com contrastes cromáticos entre tons claros, branco e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacao Do Filme Com Os Textos
  • qual é a relação entre o texto herança maldita
  • A relação entre o texto de Kantor e a Op Art
  • Relação entre o textos de Jacobe com as conferencias da ONU
  • Fichamento do texto "relação entre visitantes e visitados"
  • Qual a relação entre xamanismo e psicanalise, segundo o texto?
  • Textos Jurídicos e sua relação com as normas da ABNT
  • Relação entre o tema " Exploração sexual e eo texto de Bobbio"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!