Relaatório

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

LUCAS AFONSO ITACARAMBY
JOÃO PEDRO APOLINÁRIO CARDOSO

MANOMETRIA: VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ESTÁTICA A BAIXAS E ALTAS PRESSÕES

GOIÂNIA
19/03/2013

LUCAS AFONSO ITACARAMBY
JOÃO PEDRO APOLINÁRIO CARDOSO

MANOMETRIA: VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ESTÁTICA A BAIXAS E ALTAS PRESSÕES

Relatório de aula prática referente
aoexperimento 03 e 04 da disciplina de
Fenômenos de Transporte.
Professora: Lucidarce Martins da Matta

GOIÂNIA
19/03/2013
1- INTRODUÇÃO

Um manômetro de tubo aberto mede a pressão manométrica pm de um liquido através da seguinte equação:
(p-p0)=ρgh (1)
Sendo:
P - pressão;
ρ - densidade do flúido;
g - aceleração da gravidade;
h - altura

Essa equação indica que a diferençade pressão entre dois pontos num fluído estático pode ser determinada medindo-se diferença de elevação entre eles. Os dispositivos utilizados com esse propósito são chamados de manômetros. O piezômetro é um tubo transparente ligado ao interior do recipiente que contém o líquido. A altura do líquido acima do ponto dá diretamente a pressão nesse ponto (Ilustração 1). Neste caso, a pressão é dadadiretamente por:
Pa = ϫ.h (2)
Em que:
Pa – pressão relativa no ponto A;
Ϫ – Peso específico do fluído;
h – altura do líquido no piezômetro
Ilustração 01 – Piezômetro simples
(Fonte: http://www.escoladavida.eng.br/mecflubasica/aula4_unidade2.htm)
O piezômetro só pode ser utilizado para verificação de baixas pressões, uma vez que o tubo é aberto para o ambiente e se a pressão no interior dotubo for grande o líquido pode extravasar para fora. Vale ressaltar que o piezômetro mede pressão atmosférica, mas essa é descontada pelo tubo estar aberto. Os piezômetros são utilizados para medir a pressão em poços artesianos. Segundo profa. Rosângela Leal e Profa. Sandra Medeiros dos Santos da Universidade Estadual de Feira de Santana a pressão artesiana só pode ser detectada mediante uma bateriade piezômetros dispostos próximos entre si e a diferentes profundidades.
O tubo em U é um tubo de vidro que tem o formato de U, e dentro, possui um líquido (geralmente o mercúrio). Uma extremidade do tubo está aberta, e sofre influência da pressão atmosférica, já a outra extremidade está ligada a um depósito, no qual se deseja calcular a pressão dentro do mesmo.
O fluido do recipiente penetraem parte do tubo em U, fazendo contato com a coluna líquida, fazendo com que os fluidos alcancem uma configuração de equilíbrio. Pode-se observar tal comportamento através da ilustração abaixo:
Ilustração 02 – Tubo em U
Fonte: http://amt-ft.blogspot.com.br/2010/09/medidores-de-pressao-piezometro-e-tubo.html

Objetivo: Na primeira parte do relatório, mediu-se as variações de altura numpiezômetro em 6 pontos distintos. Assim deve-se tratar de calcular as pressões nesse ponto em Pa, mmHg e em mca. E construir o gráfico da curva ΔP x Δh. O objetivo da segunda parte do relatório era de determinar a pressão da carga de fluido na saída da bomba centrífuga, utilizando as equações mostradas em materiais e métodos.

2- MATERIAL E MÉTODOS
- Parte 1: A aula foi dividida em duas partes,ambas, utilizando o método gravitacional. A primeira parte consistia na medida da pressão pela variação de altura na coluna de água pela fórmula 1 já apresentada na introdução, sendo feita dessa forma em seis pontos distintos com variações diferente e contando somente a pressão interna. O procedimento foi feito utilizando o maquinário de laboratório (o piezômetro) e foram colocados 5 baldes de águaanotando as variações da coluna 1 e 2. Os seguintes valores foram utilizados para densidade da água, aceleração da gravidade, pressão atmosférica e relação:
ρH2O=1000kgm3
g=9,81 m/s2
Patm=716 mmHg
1mca (metros de coluna de água) = 9,8kPa
- Parte 2: Para o experimento do Tubo em U, utilizou-se a canaleta, a bomba centrífuga e o quadro de pressões com o Tubo em U. Como a pressão na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relaátório de prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!