RELA O PROFESSOR ALUNO E SEUS IMPACTOS NA EDUCA O

301 palavras 2 páginas
RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica também, que o professor deve buscar educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
Embora as relações humanas sejam relacionamentos complexos, estes são fundamentais para um bom desenvolvimento comportamental e profissional de uma pessoa. O mesmo pode se aplicar no relacionamento entre professor e aluno, a educação é uma das maneiras mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa.
A didática contribui para melhoria do sistema educacional, no sentido em que melhora a qualidade do ensino e consequentemente da aprendizagem e que a boa formação dos futuros professores é fundamental nesse processo, pois será a base de quem atuará futuramente e sua didática reflexo dela. Como se chega à construção de conceitos teóricos a partir da realidade encontrada.

O professor precisa de treinamento em habilidades sociais para melhorar sua relação com os alunos, não só no aspecto cognitivo comportamental, mas também no social em vista de uma vivência do coletivo na vida escolar.

A relação professor aluno tem que ser impactado com a realidade, vai variar segundo uma idéia pré-formada.

Conclusão: Dentro de um sistema educacional não se deve preocupar-se somente com o desenvolvimento tecnológico, mas também com o crescimento de educandos pensantes e criativos em que a razão, o afeto e o social se desenvolvem através do contato com educadores pensantes e criativos e pesquisadores do saber!

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Revista de direito animal vol. 05
    114343 palavras | 458 páginas