RELA O ESCOLA E FAM LIA SEXUALIDADE TALITA 7

836 palavras 4 páginas
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

Adryeli Marina
Carolina Trajano
Dinalva
Sabrina Carvalho
Tarcisio Xavier
Thayse Cavalcante

SEXUALIDADE
A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA E DA
ESCOLA COMO FORMADORES
SEXUAIS

"Adesexualidade faz parte da personalidade
Definição
sexualidade pela Organização
Mundial
de Saúde

de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida.
Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental.
Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico." (Braga, 2011)

* Por que tanto tabu quando se refere a abordar assuntos sobre sexualidade?

Questões como:

* Por que tanto receio em abordar assunto que é próprio e essencial do ser humano, como sexualidade, reprodução, orientação sexual?
* Quem deve orientar?
* A escola?
* A família?

“JOGO DO EMPURRA”

ATITUDES
FAMILIARES

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN)
[...] a princípio, acreditava-se que as famílias apresentavam resistência à abordagem dessas questões no âmbito escolar, mas atualmente sabe-se que os pais reivindicam a orientação sexual nas escolas, pois reconhecem não só a sua importância para crianças e jovens, como também a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa. Não é aconselhável fantasiar respostas, referindo-se a animais (a criança veio de uma cegonha), plantas e frutas (a criança nasceu de uma semente de melancia que a mãe comeu) etc. O adequado é responder de modo objetivo à pergunta que foi feita, de forma concreta e utilizando os nomes científicos (vulva e pênis, por exemplo, para os

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas