Rela es entre colonizador e colonizado na Am rica espanhola e no Brasil portugu s

740 palavras 3 páginas
Relações entre colonizador e colonizado na América espanhola e no Brasil português

A relação entre os portugueses e os índios vai muito além da utilização da mão-de-obra e da exploração do pau-brasil. Num ambiente extremamente hostil, com um número de homens insuficiente, as alianças com indígenas era de fundamental importância para que os portugueses pudessem fazer frente a outras tribos indígenas inimigas e invasores estrangeiros.
Além disso, a guerra entre índios era algo comum, pela grande diversidade de culturas disputando território. Assim, essas tribos viam uma vantagem em se aliar com os portugueses. Nesse sentido, é justo dizer, que a conquista do território pelos portugueses foi realizada com grande colaboração dos nativos que habitavam o território brasileiro.
Foram os índios, ou mais especificamente, os tupiniquins, por exemplo, que ajudaram os portugueses a expulsar os franceses do Rio de Janeiro, e mais que isso, os índios ficaram responsáveis por resguardar aquela região de ataque de invasores externos. Se por um lado, existiu uma impressionante aniquilação de tribos indígenas inteiras; por outro, certamente milhares de índios foram aculturados e incorporados na nova sociedade que estava sendo construída.
Em São Vicente, segundo o Padre Anchieta, nunca houve guerra entre brancos e índios, a não ser em 1562. Os portugueses incorporaram boa parte da cultura material indígena e chegaram a adotar sua língua. A fusão entre portugueses e nativos na região fez surgir uma população formada predominantemente por indígenas e mamelucos (mistura de brancos e índios). Na Bahia, com a instalação do governo-geral, foi implantada uma política baseada na guerra declarada aos Tupinambás e, ao mesmo tempo, em uma sólida aliança com os Tupiniquins. Com essa ideologia de diferenciar indígenas aliados e indígenas inimigos, a Bahia beneficiou-se da criação de um verdadeiro cinturão de proteção representado pelos grupos aliados.

Religião Indígena:

As crenças

Relacionados

  • doc 1
    12799 palavras | 52 páginas