relaçoescom investidores

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. INTRODUÇAO

As relações com investidores constituem parte essencial da comunicação nas organizações, e considerando a importância do relacionamento com a comunidade financeira os investidores vem ganhando importância de forma rápida no mercado Brasileiro. O progressivo estreitamento entre os mercados de ações do Brasil e do exterior – acentuado pelo processo de globalização da economiamundial - tem acelerado esse processo.
As empresas nacionais mais representativas já vêm sendo visitadas por analistas de investimento representantes de instituições financeiras internacionais, principalmente em função dos esforços por parte dessas grandes empresas nacionais na colocação de títulos nos mercados externos, o que representa forma de captação de recursos a baixos custos, quepossibilitem o desenvolvimento dessas empresas. Em decorrência disso, pode-se afirmar que a otimização do relacionamento com os investidores tem sido necessária na solução de impasses que, em geral, vinham sendo resolvidos com base no processo de tentativa e erro, deixando de contemplar a complexidade dos ambientes nos quais as empresas estão inseridas.
Em face dessa complexidade, os principais executivosdas empresas investem cada vez mais tempo em Comunicação. Segundo Kunsch (1997), a comunicação nos tempos atuais passou a atuar de forma integrada seguindo o posicionamento estratégico e mercadológico das empresas, como interface de todos os públicos de interesse das empresas.










2 DESENVOLVIMENTO


A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadaspela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos. Kunsch (1999) considera a Comunicação Organizacional uma ferramenta estratégica, dentro da perspectiva da comunicação integrada, que abrange a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa. As empresas de ontem estavam fechadas em si mesmas, não se importavam com omundo exterior. Já as empresas de hoje têm que ser abertas e transparentes, criando canais de comunicação com a sociedade e prestando contas a ela.
O papel da comunicação tem se modificado nas organizações, passando de simples instrumento gerencial para transmissão de ordens a uma área estratégica. Nesse novo papel, assume a função de construir um universo simbólico que, aliado às políticas deadministração de recursos humanos, visam aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da empresa. Pode e deve haver abordagens diferentes para cada público, mas é preciso cuidar para que não haja dissonância no conteúdo do discurso, tornando a imagem confusa. Públicos têm formações diferentes, interesses distintos. Como você se expressa para os funcionários? Como você seexpressa para os acionistas? Se você tem más notícias para dar aos funcionários, você tem de dar essas más notícias para os acionistas também, porque eles têm acesso à imprensa, à Internet, a análises. Não dá para esconder a verdade.
A área de Relações com Investidores é especialidade recente, mesmo nos Estados Unidos, onde surgiu na década de 50, época em que alguns executivos passaram a dedicar grandeparte de seu tempo à divulgação do desempenho e das atividades de suas empresas no mercado. Para atuarem hoje de modo eficiente, as equipes de RI precisam de habilidades em comunicação e marketing, administração de sistemas de informação, finanças corporativas, análise financeira, contabilidade e legislação contábil, além de conhecerem o universo de sua empresa e os produtos, as economiasnacional e internacional e a natureza de seus principais investidores. O resultado é a ampliação da atividade de forma a incluir seus múltiplos componentes: pesquisas para identificar os públicos-alvo e para a compreensão das motivações de compra de ações de determinada empresa; desenvolvimento de aperfeiçoamentos operacionais para tornar a empresa mais atrativa; aprimoramento e teste das mensagens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mito do investidor
  • Investidores institucionais
  • Relações com Investidores
  • Anjos investidores
  • Relações com investidores
  • Comportamento do Investidor
  • investidor informal
  • Relação com Investidores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!