Relaçoes de poder, indivíduos e organizacoes

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2012
COLÉGIO ESTADUAL SENADOR ATTÍLIO FONTANA


INDIVÍDUOS, ORGANIZAÇÕES E RELAÇÕES DE PODER

TOLEDO, PARANÁ
2012
ADRIANO PEREIRA
CINTIA DOS SANTOS
GRECIELE ANA MARAGOM
KARINE SINHORI
WLADINEI DE LIMA

INDIVÍDUOS, ORGANIZAÇÕES E RELAÇÕES DE PODER

Este trabalho tem como objetivo falar sobre Indivíduos, Organizações e Relações de Poder. Assim como ocorre na Liderança, o poder também éum tema organizacional bastante discutido, observado sob diversas vertentes, haja vista a inúmeras formas pelas quais pode manifestar-se numa organização.
Este trabalho tem como objetivo falar sobre Indivíduos, Organizações e Relações de Poder. Assim como ocorre na Liderança, o poder também é um tema organizacional bastante discutido, observado sob diversas vertentes, haja vista a inúmeras formaspelas quais pode manifestar-se numa organização.

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................ 5
2. Desenvolvimento.......................................................................................7
3. Quadro sobre Análise do poder................................................................9
4.Formas de Poder ..............................................................10
5. Aplicabilidade na área de Recursos Humanos.......................................12
6. Conclusão...............................................................................................13
7. Bibliografia.............................................................................................14

RESUMO

Como uma forma bastante genérica podemos entender o Poder, como uma capacidade de um indivíduo para obter domínio ou controle sobre os outros. Tem sua origem na filosofia política, na busca da compreensão das relações que se desenvolvem nos grupos sociais: há necessidade do controle e limitação da liberdade do indivíduo para que o grupo possa alcançar de formacoesa e harmônica seus objetivos.

1. INTRUDUÇÃO

O fato é que o poder faz parte das relações humanas, em todos os grupos sociais.  Alguém sempre está na posição de exercer o poder sobre os outros, quer sob o papel de líder, chefe, coordenador ou qualquer outra denominação. Estas relações de poder deixam marcas na vida das pessoas, principalmente quando está relacionado com controle edominação.
Em toda a história, muitas foram as formas de entender e explicar o poder nas relações sociais. Karl Marx analisa o poder sob a perspectiva econômica e técnica, ou seja, ele explica as relações de poder a partir das relações entre a classe trabalhadora e os detentores dos meios de produção. Segundo ele, a sociedade é constituída de dois níveis: a Infra-estrutura e a Superestrutura. Aprimeira, a infra-estrutura, se trata da relação do homem com a natureza e com os outros homens no sentido de promover a sua própria subsistência. A segunda, a superestrutura, se trata do Estado e dos aparelhos ideológicos, como a religião, a ciência e a educação.
Para Marx, as relações estabelecidas no modo de produção Capitalista, são de poder exercido pelos donos do modo de produção sobre os queprecisam garantir a sua sobrevivência.
Este poder traz em si a caracterização de exploração por parte da classe dominante sobre a classe trabalhadora.
Para Weber, o poder não se limita apenas à relação de dominação exercida pela classe detentora dos meios de produção, mas está relacionado à capacidade que os indivíduos têm de fazer triunfar sua vontade em uma relação social, independente dos meiosutilizados para tal. Segundo ele, o trabalhador que, ao chegar a uma instituição, traz consigo um conhecimento específico sobre uma determinada área do conhecimento tem condições de direcionar seus relacionamentos sociais conforme seus interesses e, consequentemente, canalizar suas ações tanto em prol quanto contra a organização. Neste caso, os gestores das organizações, de certa forma, estariam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações de poder nas organizações
  • Relações de poder nas organizações
  • Relações de Poder nas Organizações
  • As relações de poder e autoridade nas organizações
  • Poder e as Organizações
  • Poder nas Organizações
  • O poder nas organizações
  • Poder nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!