relaçao interpessoal

Páginas: 12 (2990 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013
Tema: Relação Interpessoal enfermeiro e paciente/família.

Objetivos: - Introduzir o tema a partir de um breve relato histórico.
- Conceituar e caracterizar o atendimento humanizado.
- Possibilitar uma reflexão da relação interpessoal enfermeiro e paciente/família a partir de alguns conceitos da psicologia.



Relato Histórico
Em suas origens, a Medicina eraessencialmente humanística. Suas raízes se assentavam no solo da filosofia da natureza e seu sistema teórico partia de uma visão holística que entendia o homem como ser dotado de corpo e espírito. Nesse sentido, para médicos como Hipócrates (nascido em Cós, aproximadamente no ano 460 a.C.) “as doenças não eram consideradas isoladamente e como um problema especial, mas é no homem vítima da enfermidade, comtoda a natureza que o rodeia”. As causas das doenças, portanto, deveriam ser buscadas não apenas no órgão ou mesmo no organismo enfermo, mas também e principalmente no que havia de essencialmente humano no homem: a alma; esse componente espiritual que distingue o homem dos outros organismos vivos do planeta.
Na Idade Média, apesar das grandes transformações causadas pelas invasões bárbaras epela difusão do Cristianismo e do Islamismo, todo o pensamento filosófico e científico ocidental e oriental continuou, essencialmente, fundamentado no patrimônio clássico. Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval compreendido entre os séculos V e XIII. Foi um período que deixou como legado uma série de valoresque, com o passar dos tempos, foram aos poucos legitimados e aceitos pela sociedade como características inerentes à Enfermagem. A abnegação, o espírito de serviço, a obediência e outros atributos que dão à Enfermagem, não uma conotação de prática profissional, mas de sacerdócio.
O período que vai do final do século XIII ao início do século XVI acontece o progresso social e intelectual daRenascença e a evolução das universidades, ressalta o surgimento da Enfermagem como prática profissional institucionalizada, que inicia-se com a Revolução Industrial no século XVI e culmina com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX.

Já o século XIX, que assistiu à consagração da moderna medicina marcou também o início da sua crise. Com o surgimento da medicina e enfermagemcientífica, a relação enfermeiro paciente tornou-se profissional. O processo de supervalorização das ciências biológicas, da super especialização e dos meios tecnológicos que acompanharam o desenvolvimento da medicina nestas últimas décadas trouxe como conseqüência mais visível a “desumanização” das práticas em saúde. “Aquele que deveria cuidar foi se transformando cada vez mais em um técnico, umespecialista, profundo conhecedor de exames e condutas de alta complexidade, porém, distante dos aspectos humanos presentes nos pacientes e familiares”,
A idolatria pela técnica tornou a enfermagem bastante eficiente, porém, menos humana, ou seja, o cuidado técnico passou a prevalecer. Assim, atividades relativas ao tratamento e à cura deixaram o cuidado humano menos visível, menosprezando a pessoacom suas necessidades de amor e respeito. As ações de cuidar propiciam que cuidadores e pacientes interajam entre si. Hoje, esta interação parece tornar-se cada vez mais impessoal, breve e formal. Muitas vezes, os procedimentos realizados ocorrem de forma mecanizada e rotinizada.
 As iniciativas de humanização, encaminhadas como programa e, em seguida, como política, receberam influênciasdiversas. Num plano mais geral, não se pode ocultar o pano de fundo sobre o qual se desenharam as transformações no campo da Saúde. Trata-se, no caso, de um dos acontecimentos políticos mais significativos do século: a Segunda Guerra Mundial. As conseqüências da deflagração do conflito mundial imprimiram a necessidade do resgate dos valores humanos, frente aos horrores dos campos de extermínio e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação Interpessoal
  • Relacao interpessoal
  • Relação interpessoal
  • Relação Interpessoais
  • Relação interpessoal
  • Relação interpessoal
  • Relação interpessoais
  • Relação entre interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!