relações publicas

Páginas: 13 (3161 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
relações publicas
Recensão Critica
Do paradigma das relações públicas para o paradigma da comunicação estratégica das organizações Rosa Maria Campos Sobreira - Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra

Andreia Baião
21-03-2012




Introdução


O artigo Do paradigma das relações publicas para o paradigma da comunicação estratégica dasorganizações da autora Rosa Maria Campos Sobreira, trata de alguns aspetos base, como a adaptação das relações publicas ao desenvolvimento nas comunicações, saber o que mudou nas relações publicas que eram estratégicas ,para a comunicação estratégica das organizações, trata também da comunicação como uma estratégia com uma grande variedade de especialidades e pretende aprofundar a dimensãoestratégica que a comunicação alcança hoje em dia. A autora faz alusão a diferentes autores de forma a complementar informação, o que se torna bastante interessante. As palavras chave usadas pela autora são relações publicas, fragmentação, Integração e comunicação estratégica.


Resumo e critica da obra

Este artigo permite que os leitores reflitam sobre o que se passou nas relações publicas e nacomunicação organizacional com as mudanças na sociedade a vários níveis. O artigo encontra-se bem estruturado, de fácil compreensão , notando-se também que a autora domina o assunto, assim como se baseia em factos reais e autores que dominam o assunto em questão.

Reconfiguração das relações publicas no contexto dos fatores organizacionais e de gestão
Nesta fase do artigo a autora começa pormencionar a "emergência" em que a relações publicas se encontravam no seculo XX. Emergência é sem duvida uma palavra adequada para o que se passava, como a autora indica , as relações publica começaram por ser ainda um pouco controladas ,mas pouco a pouco conseguiram um pouco mais de liberdade. As relações publicas queriam então passar de apenas controlar a informação direcionada para a empresa, paraáreas mais abrangentes. Ivy Lee , mencionado pela autora , mencionou que o objetivo era divulgar informação, e não distribuir anúncios, no meu ver esta frase têm todo o sentido, especificando bem o objetivo que têm que ser reforçado, o importante é fazer circular a informação importante e não fazer desta informação um anuncio.
Numa referencia aos tempos de evolução das primeiras teorias dasorganizações, a autora refere , e muito bem , o facto de nesta fase , as teorias estarem mais viradas para o humanismo. Segundo uma explicação de humanismo, podemos dizer que " Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspetiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações ecapacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. ". Com esta perspetiva mais humanista as relações publicas tentaram assumir alguma posição e passar de um fluxo comunicacional unilateral para o bidirecional.
Mais á frente aautora enfatiza o facto de a função das relações publicas passar por defender a organização da opinião publica e também o facto de as relações publicas passarem integrar conhecimentos de outras áreas, como a psicologia e a sociologia. Sendo assim na área das relações publicas obteve-se algum avanço, assim como na área da comunicação organizacional. A comunicação organizacional passou então a seruma área de bastante interesse, como refere , e bem ,a autora.
É enfatizado pela autora o facto de as organizações passarem de organizações fechadas para organizações abertas, em que o ambiente externo é de extrema importância. Estas organizações tiveram então que mudar a sua estratégia, optando por implementar novas ideologias como por exemplo a sustentabilidade.

A comunicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Publicas
  • Relações públicas
  • RELAÇÕES PUBLICAS
  • Relações Publicas
  • Relações publicas
  • Relações públicas
  • Relações Públicas
  • Relações públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!