Relações Publicas

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
"Uma das dificuldades do ensino de Metodologia da Pesquisa Científica em
Relações Públicas é a escassez da literatura da área" (Pag. 65)

Os comentários de Lopes (Idem, p. 71) podem ainda corresponder à realidade
da áreas hoje: “... sabemos da precariedade que marca a publicação de textos voltados para as metodologias no campo da Comunicação, até mesmo no âmbito internacional. Esses textossão raríssimos, e o que normalmente se encontra são referências ocasionais às problemáticas metodológicas em Comunicação, na forma de tópicos em textos que não são de metodologia... parece que só com o avanço das pesquisas é que a necessidade de refletir sobre a ciência que está se fazendo pode se viabilizar...” (Pag. 65)

"Os Grupos de Discussão, além de técnica de pesquisa em Relações Públicas enas Comunicações em geral passaram a fazer parte do cotidiano dos pesquisadores e do homem leigo com o advento das tecnologias. A Internet popularizou a questão das conversações, sejam as especializadas por áreas de conhecimento, sejam as estratificadas por sexo e idade nas salas de bate-papo virtuais. O fato é que a discussão em grupo não é mais observação apenas da psicoterapia de grupo." (Pag.66)

"Os grupos de discussão eletrônicos são numerosos e por isso com características diferentes dos grupos ao vivo, como prevê a técnica, mas constituem-se em valiosos objetos de pesquisa, especialmente para o pessoal de Relações Públicas, pois são freqüentados por ‘experts’ de todos os níveis acadêmicos, governamentais e empresariais. Sua monitoração constitui hoje uma importante ferramenta daInteligência Empresarial, ou para a Inteligência Social, no caso das conversações realizadas pelos que lutam pela democratização dos meios de comunicação." (Pag. 67)

Enquetes, Pesquisa de Campo, Auditoria de Opinião;
Pesquisa de mercado: “um instrumental técnico posto a serviço da informação mercadológica e para o que conta com regras e métodos rigorosamente científicos, respaldados teórica epraticamente ao longo do tempo e testados nas mais variadas situações de mercado” (Rutter & Abreu, 1994, p. 6) .(Pag. 68)

"Segundo Andrade (1994, p. 49) as pesquisas em Relações Públicas podem ser
classificadas em 9 categorias: 1. pesquisa de atitude; 2. pesquisa de opinião pública; 3. pesquisa motivacional; 4. pesquisa de tendências sociais; 5. pesquisa de mercado; 6. pesquisa de meios decomunicação; 7. pesquisa de leitura; 8. pesquisa de avaliação; 9. pesquisa institucional ou administrativa. Segundo o mesmo autor, as pesquisas mais praticadas em Relações Públicas são as de Opinião Pública e as Institucionais." (Pag. 69)

"Pesquisas de Campo - As pesquisas “de campo” seriam enquetes enriquecidas com questões abertas complementando as questões fechadas, o que ermitiriam opiniõesnão determinadas...". (Pag 69)

"Não se deve, pois, subestimar os instrumentos de coleta da “opinião” e nem a própria “opinião” do “público”. Melhor é historicizar as áreas de conhecimento e o contexto no qual as áreas desenvolvem suas terminologias e metodologias de conhecer a realidade." (Pag. 69)

"Pela forma com que Mestieri & Melo (1997, p. 21) entendem a Auditoria de Opinião, elaassemelha-se ou pode mesmo ser considerada uma pesquisa institucional: “A auditoria de opinião destina-se ao levantamento do perfil real da organização pública ou privada, do nível de conhecimento e aceitação de seus produtos e serviços, do grau de satisfação de seus públicos e ao levantamento de desempenho de gestões administrativas.
Também tem por objetivos o levantamento de conceitos e preconceitosemitidos pelas lideranças dos diversos públicos que possam influenciar direta ou indiretamente uma organização, um produto, um projeto ou uma decisão.” " (Pag. 70)

" Tachizawa & Andrade (Idem, 1999, p. 118) chegam mesmo a dizer que o “sistema moderno de gestão depende de medição, informação e análise”." (Pag. 71)

Mestieri & Melo (Idem, p. 19-20). Por pesquisa os autores referem-se às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Publicas
  • Relações públicas
  • relações publicas
  • RELAÇÕES PUBLICAS
  • Relações publicas
  • Relações públicas
  • Relações Públicas
  • Relações públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!