Relações pessoais

Páginas: 18 (4293 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
A contemporaneidade e seu impacto nas relações familiares
The contemporany and her impact in the family relations

Resumo
Nas últimas décadas, várias mudanças ocorridas no plano socioeconômico - cultural pautadas no processo de globalização da economia capitalista, vêm interferindo na dinâmica, na organização e na estrutura familiar contemporânea. Nesse sentido e tendo como base o contextosócio-histórico em que essa família foi concebida é possível dizer que no mundo contemporâneo a família passou a se constituir sob a ótica do ‘mercado’ e do ‘consumo’. Nesse contexto o presente estudo tem como objetivo refletir acerca do impacto da contemporaneidade nas relações familiares tendo como base as várias mudanças sócio-econômicas provenientes do advento do capitalismo. Para isso propõe umaanálise crítica da construção sócio-histórica da família a partir de autores como Áries, Debord, Sennett e outros.

Palavras-chaves: família, contemporaneidade, globalização, falta.


Abstract
In the last decade various moves occur in the plane social, economic and cultural due to economic global interfere in the dynamics, in the organization and in the family structure. In that perspectiveand with base in the social and historic context where family was conceived is possible say than in the contemporany world the family if form toward ‘market’ and ‘consumption’. In that context the object of the study is think about of the impact of the contemporany in the family relations due to various movies social and economic product of the capitalism advent. So have proposition reviewanalyze of the social and historic construction of the family by authors as Aries, Debord, Sennett and others.

Keywords: family, contemporany, globalization, lack.

Introdução

O presente trabalho tem como propósito repensar as transformações e o processo de construção da família – considerada principal responsável pelo desenvolvimento da infância e da adolescência – frente à sociedadecontemporânea bem como oferecer uma reflexão crítica sobre as relações familiares.
Desde as últimas décadas se vive mudanças sociais importantes nos diversos contextos sociais: vive-se o regime de acumulação de capital flexível; vive-se a globalização em suas dimensões sócio-econômicos, culturais e tecnológicos. Tudo isso atrelado à fluidez, à novidade, ao efêmero e ao fugido passam a ser valorizados e afazer parte das práticas que se constituem na contemporaneidade.
Tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças avassaladoras e profundas de valores, de comportamentos e de identidades vêm acontecendo. Desta forma as modificações ocorridas ao longo do tempo possibilitaram o desencadeamento, na contemporaneidade, de novos tipos de relacionamentos muito mais efêmeros, frágeis esuperficiais.
Nessa perspectiva a complexidade da dinâmica familiar traduz-se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem. Com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto, enfim, os sentimentos passam a ser também um desafio tendo em vista que aprender a respeitar e a entender as diferenças, aprender a educar os filhos, dentro de suas limitações e dificuldades é algo queexige um esforço cada vez maior por parte de todos os membros da família contemporânea. Por tudo isso os novos arranjos familiares trazem consigo novos processos de adaptação.
Verifica-se, com isso, que no âmbito dessa família estão se constituindo novas relações, com o relaxamento do comportamento dos cônjuges, o deslocamento da importância do grupo familiar para a importância de seus membros, aidéia de que o “amor” constitui uma condição para a permanência da conjugalidade e a substituição de uma educação conservadora, modeladora e corretiva das crianças, por uma prática pedagógica de negociação. Vê-se, com tudo isso, a ‘plasticidade’ que incide nestas novas relações sociais e familiares e que permeiam esta nova realidade.
Partindo desse conteúdo analítico, o presente estudo almeja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e relacoes pessoal e profissional
  • Relações públicas pessoais
  • Etica- relações pessoais
  • Relações inter pessoais
  • Relações pessoais e comunicação
  • Ética pessoal nas relações sociais
  • Boas Relações Pessoais e Institucionais
  • Questionário relações inter-pessoais e suas formas de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!