Relações públicas

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
Anotações do Aluno

uvb

Aula Nº 11 – Relações Públicas
Objetivos da aula:
Ao final desta aula, você poderá conhecer a ferramenta relações públicas.

1. Conceito
Toda empresa precisa manter um relacionamento construtivo com os diversos públicos de seu negócio. Um público, segundo Kotler e Keller (2006, p.593), “é qualquer grupo que tenha um interesse real ou potencial na empresa, ou quepossa ter impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos”. O consumidor não é o único público que a empresa deve ter atenção. Os fornecedores, os revendedores, os potenciais clientes e a sociedade em geral também podem interferir, positiva ou negativamente, na condução dos negócios da empresa. A preocupação da sociedade com as questões sociais, o desgaste da propaganda e a falta de inovaçãonas mensagens publicitárias vêm, aceleradamente, dando espaço para a utilização da ferramenta relações públicas na empresa, relatam Zenone e Buairide (2005). É importante destacar que o papel das relações públicas na comunicação organizacional é diferente do exercido pela propaganda. Paul Homes,

Conforme Kotler e Keller (2006), podemos conceituar relações públicas como uma série de programaselaborados para promover ou proteger a imagem da empresa ou de seus produtos. Em outras palavras, é a administração da reputação, da imagem da empresa perante seus diversos públicos.
Faculdade On-Line UVB

79

Aula 11 - Relações Públicas

editor da revista Inside PR, citado por Zenone e Buairide (2005, p.54), afirma: “enquanto a propaganda é uma importante ferramenta de comunicação, relaçõespúblicas é muito mais que isso, é uma caixa de ferramentas, um processo, talvez até mesmo uma maneira de pensar”.

Publicidade e Propaganda

Anotações do Aluno

uvb
É sadio e competitivo uma empresa manter o departamento de relações públicas para monitorar as atitudes dos públicos da organização e divulgar informações, a fim de construir bons relacionamentos. Para tanto, Ogden (2002) eKotler e Keller (2006) apresentam as principais funções das relações públicas: • Manter relações com a imprensa: apresentando notícias e informações sobre a organização com o melhor enfoque possível. • Realizar publicidade de produto: conjugar esforços para divulgar produtos específicos. • Desenvolver a comunicação corporativa: por meio de comunicações internas e externas, fazer com que a empresa sejabem compreendida pelos diversos públicos. • Realizar lobby: às vezes denominado gerenciamento de interesses públicos, devido à conotação negativa da palavra; é o gerenciamento das comunicações com funcionários públicos eleitos ou entidades reguladoras. Os profissionais de relações públicas podem querer informar os líderes do governo a respeito de certas atividades e de como elas contribuem para obem do público. Talvez, o departamento de relações públicas queira influenciar entidades governamentais a se oporem a limitações das atividades da empresa ou a uma nova legislação que possa prejudicar a empresa ou o bem público. • Dar conselhos: posicionar a alta gerência quanto à imagem da empresa perante o mercado, orientar na adoção de programas positivos e na eliminação de práticasquestionáveis, com a finalidade de evitar a publicidade negativa.

Publicidade e Propaganda

2. Relações públicas de marketing
Com a finalidade de apoiar a promoção corporativa ou de produtos e a construção de imagem, muitas empresas estão se voltando para a atividade de relações públicas de marketing. A atividade de relações públicas de marketing, como a de relações públicas financeira ou comunitária,atende um cliente especial: o departamento de marketing.
Faculdade On-Line UVB

80

Aula 11 - Relações Públicas

Anotações do Aluno

uvb

A atividade de relações públicas de marketing vai além da usual assessoria de imprensa, que visa assegurar um espaço na mídia, com o intuito de promover, gratuitamente, a empresa e seus produtos. Essa atividade soma, também, outras tarefas, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Publicas
  • relações publicas
  • RELAÇÕES PUBLICAS
  • Relações Publicas
  • Relações publicas
  • Relações públicas
  • Relações Públicas
  • Relações públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!