Relações Públicas

Páginas: 36 (8945 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014



Instituto Politécnico da Guarda
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto





Técnicas de Relações Públicas











Guarda, Maio de 2014




Instituto Politécnico da Guarda
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
















Ficha técnica:


Docente: Joaquim Brigas

Unidade Curricular: Laboratório de RelaçõesPúblicas

Discentes: Miguel Barbosa (500 7397)
Pedro Pintassilgo (500 7469)


3º Ano Comunicação e Relações Públicas
Ano Letivo 2013/2014
Data: Maio de 2014
Índice



Índice de Figuras





Introdução
No âmbito da unidade curricular de Laboratório de Relações Públicas, foi-nos proposto pelo Docente Joaquim Brigas, a realização de um trabalho que tinha como principal objetivo acompreensão e aplicação das técnicas de Relações Públicas e de tudo o que lhes está associado, preparando-nos assim, para o mundo profissional que enfrentaremos dentro em breve.
Este trabalho está estruturado em três vertentes: a primeira vertente, mais teórica, aborda as Relações Públicas e as suas técnicas. A segunda vertente é onde apresentamos os artigos científicos que encontramos sobre o nossogrupo de técnicas, enquanto a terceira vertente aborda alguns casos práticos que achamos pertinentes para o nosso trabalho.
Incluímos no nosso trabalho, anexos do Município de Trancoso que achámos relevantes para demonstrar a aplicabilidade destas técnicas num contexto real.
Esperamos, sinceramente, com este trabalho, corresponder às espectativas do docente.


1. As Relações PúblicasExistem inúmeras definições de relações públicas, embora o que as faça diferentes seja apenas a colocação de palavras, que seguem a preferência dos seus autores.
Os pesquisadores são unânimes em salientar que o objetivo principal da atividade de relações públicas é manter a compreensão mútua entre as organizações e seus públicos. O conceito da profissão, os públicos com que ela lida e a questão dasnomenclaturas usadas no mercado para as funções e as atividades que ela exerce são objeto deste artigo.
Segundo Cleuza Cesca (2000: 22), “Relações públicas é uma profissão que trabalha em comunicação, utilizando todos os seus instrumentos para administrar a relação empresa-públicos, visando ao bom relacionamento entre as partes”.
Os profissionais de relações públicas podem atuar em qualquer tipo deorganização, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, nacionais ou globalizados. Dedicam-se à análise de tendências, à regulação dos fluxos internos e externos de comunicação, bem como à realização de diagnósticos internos e pesquisas externas que procuram identificar totalmente a organização com os interesses dos seus públicos, para que ela não seja surpreendida pelas turbulênciasambientais que surgem em número cada vez maior.
“O relacionamento de uma empresa pode abranger diversos grupos. Porém, mesmo que alguns deles não estejas nas prioridades de uma organização específica, a avaliação das atividades desenvolvidas pode ser um guia para os seus públicos de maior interesse” (Cesca, 2006: 83).
A simples existência de grupos determina o interesse do profissional de relaçõespúblicas em ampliar o seu trabalho, pelo facto dos grupos estarem em constante mutação. Novos interesses podem surgir, devendo a organização estar preparada para um atendimento até então não estabelecido.
O objetivo principal das Relações Públicas é criar um clima favorável entre a empresa e os seus principais públicos. Adequa-se a outros objetivos, como a melhoria da imagem da empresa, acredibilidade, o envolvimento, a informação, o incremento da notoriedade, etc.
“Relações Públicas consistem na função de gerir que estabelece e mantém relações benéficas mútuas entre uma organização e o público de quem depende o seu sucesso ou fracasso” (Black, 2006: 19).
As Relações Públicas devem permitir à empresa uma melhor compreensão dos pontos de vista, atitudes, gostos, interesses e antipatias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Publicas
  • Relações públicas
  • relações publicas
  • RELAÇÕES PUBLICAS
  • Relações Publicas
  • Relações publicas
  • Relações públicas
  • Relações Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!