Relações públicas

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014





O que são relações públicas?

As relações públicas têm como objetivo promover um intercâmbio de informações entre uma organização ou empresa e qualquer um que a afete (público alvo, fornecedores, intermediários, etc) quanto aos seus produtos ou serviços, para que assim possa expandir ou estabilizar a imagem dessa organização perante a opinião pública, sempre procurando atingir aspessoas de forma positiva, para que tenham uma boa imagem daquela organização.  

Os funcionários da própria empresa podem exercer as atividades de relações públicas, porém, muitas vezes essas demandas são transferidas para agências terceirizadas.

Quando é necessária a intervenção das relações públicas?

Para identificar se um problema precisa ou não de relações públicas basta observar se ocaso foi além da relação da empresa com o cliente e começou a atingir um público maior, ganhando também espaço da imprensa. Um exemplo de um problema que requer o uso de relações públicas foi o caso dos sucos Ades de maçã, que foram contaminados com uma substância que causou queimação no estômago, náusea e mal-estar nas pessoas que consumiram o produto. O caso gerou grande repercussão na mídia eprincipalmente nas redes sociais, gerando piadas que ridicularizavam a marca. Nesses casos, o melhor a se fazer é recolher todos os produtos das prateleiras, o que inclusive pode causar prejuízo em curto prazo, mas ajudará a manter uma boa imagem para a empresa envolvida.

A partir desse acontecimento, é papel da agência, ou dos funcionários responsáveis, reconquistar a imagem da empresa/marcano mercado.
É de suma importância que a empresa tenha parceria com a imprensa, ou até mesmo ter sua própria assessoria de imprensa para ter um maior suporte, e estar sempre atento aos acontecimentos relacionados à sua marca. Esse relacionamento faz parte do mix de relações públicas.

O mix de relações públicas engloba as relações com a imprensa, toda a comunicação necessária para divulgação dosprodutos, promover eventos, treinar e determinar os responsáveis que defenderão a marca, gerenciar as comunicações com os órgãos públicos, etc.







O planejamento nas relações públicas

Para que tudo isso mencionado anteriormente ocorra de forma eficaz, é preciso de um grande planejamento. As relações públicas estão sempre envolvidas com o público e sua opinião, por isso oplanejamento é uma parte extremamente importante, é preciso muito cuidado e o máximo de certeza possível na hora de qualquer ação tomada, além de evitar improvisações. Ou seja, percebemos que a RP não existe necessariamente para contornar crises e “limpar imagens”, mas sim, com um bom planejamento, é possível agir com segurança, pensando no que poderá acontecer e tomando providencias antecipadas para evitaressas grandes crises.

Dentre esse planejamento estratégico é importante ressaltar também que existem dois fatores que podem trazer fracasso ou sucesso a partir dessa comunicação entre a empresa e o publico.
O primeiro deles é o modo como é usada a linguagem na hora de comunicar. É de fundamental importância ter clareza, concisão e o uso correto do idioma.
No segundo caso, a seleção deveículos, que é escolhida de acordo com os públicos a serem atingidos e das empresas que estão divulgando a mensagem. Empresas de pequeno porte, por exemplo, não poderão utilizar recursos similares ao de uma empresa maior. Portanto é preciso um estudo que apresente a verba que será utilizada, e assim achar uma maneira ideal de criar essa comunicação.
Feito isso, passa-se pela variável em quenecessita de uma pesquisa para se ter conhecimento dos veículos que são aceitos naturalmente pelos públicos, para que dessa forma, estejam mais próximos das pessoas a serem atingidas.

Relações Públicas Proativas

Esse tipo de relações públicas caracteriza-se em manter um trabalho permanente de imagem, sempre buscando as melhores estratégias para alcançar um maior público com suas mensagens, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Publicas
  • Relações públicas
  • relações publicas
  • RELAÇÕES PUBLICAS
  • Relações Publicas
  • Relações publicas
  • Relações públicas
  • Relações Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!