relações interpessoais

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
Relações interpessoais
Introdução
Ao longo deste trabalho sobre relações interpessoais, vou abordar os processos fundamentais da cognição social, isto é, o modo como nos relacionamos com os outros ao longo de toda a vida, nomeadamente a partir das impressões, ou seja, a primeira imagem que formamos relativamente a uma pessoa, das expectativas, prever as atitudes e o comportamento dos outros,das atitudes, e das representações sociais que se referem a um conjunto de explicações, crenças e ideias, aceites por uma sociedade.
Assim, pretendo também explicar a razão pela qual as interações que estabelecemos definem grande parte do que fomos e somos.

Processos fundamentais da cognição social
As interações sociais que se desenrolam na rede complexa dos padrões culturais são um dosexemplos mais significativos da distância que nos separa dos animais.
Além disso, a maior parte das interações sociais são orientadas por fatores de ordem cognitiva, que nos levam a interpretar as situações e a organizar as respostas adequadas.
A cognição social refere-se ao conjunto de processos que estão na base da maneira como encaramos os outros, a nós próprios e a forma como interagimos. Esteprocesso é uma forma de conhecimento e de relação com o mundo dos outros. Dado que, temos uma capacidade limitada de processos de informação relativa do mundo social, recorremos a esquemas onde processamos a informação e formamos opiniões. Processos de cognição social: impressões, expectativas, atitudes, representações.

Impressões
Impressão é uma imagem/ideia sobre uma pessoa, criada a partir dealgumas características e indícios que captamos sobre esta no primeiro contacto pessoal. Noções que se criam no contacto com as pessoas e que nos dão um quadro interpretativo para as avaliarmos. Dessas características, escolhemos as mais significativas nesses dados momento e situação. A produção da impressão é mútua, uma vez que, os outros também criam uma impressão sobre nós influenciando essasimpressões o nosso comportamento com os outros e dos outros connosco.

Impressão e categorização
As impressões formam-se através da categorização. Esta consiste no reagrupamento de pessoas, objetos ou situações, a partir do que serão as suas semelhanças e diferenças.
A categorização permite simplificar a complexidade do mundo social. Esta categorização comtempla três tipos de avaliação:afetiva, moral, instrumental.
Ao desenvolvermos expectativas sobre o comportamento dos outros a partir das impressões que formamos, isso possibilita-nos planear as nossas ações, o que é uma facilitador no processo das interações sociais.

A formação das impressões
Na base da formação das impressões está a interpretação. A formação de uma impressão tem como base quatro indícios: indícios físicos -remetem para características físicas como a aparência, expressões sociais e gestos; indícios verbais – o modo como a pessoa fala surge como indicador da sua instrução; indícios não verbais – referem-se à forma como a pessoa se veste, se senta e gesticula enquanto fala; indícios comportamentais – é o conjunto de comportamentos que se observam, e remetem também para as experiências passadas.
Noentanto há fatores que influenciam a formação de impressões, tais como: a motivação; a atenção; as informações que possuímos.

O efeito das primeiras impressões
A primeira informação é a que tem maior influência sobre as nossas impressões. Portanto, as primeiras características ou conhecimentos que apreendemos têm mais influência na categorização que fazemos sobre uma pessoa.
O efeito dasprimeiras impressões é muito duradouro e persistente, sendo difícil alterar a perceção que construímos nos primeiros contactos.

Expectativas
A partir das impressões formamos as nossas expectativas, isto é, os indicadores e as informações de que dispomos levam-nos a prever as atitudes e os comportamentos das pessoas que nos rodeiam. As expectativas são mútuas, isto é, o outro com quem interagimos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!