RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO






































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO _____________________________________________ 04

DESENVOLVIMENTO _______________________________________ 05

CONCLUSÃO _____________________________________________ 08

REFERÊNCIAS____________________________________________ 09
INTRODUÇÃO
Uma empresa, atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão docomportamento individual e dos grupos em situações de trabalho constitui o campo de estudo. De modo particular investigar as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processo de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalho, entre temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Embora o estudo do comportamento humano notrabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes. Assim, caso por caso, devem ser examinados os variáveis ambientes, personalidades e culturas.
Este portfólio proposto pela Profº. Mônica Maria Silva terá como objetivo principal uma analise do impacto nas relações interpessoais do choque de gerações, a influencia das questões culturais e também como acomunicação podem surgir para contribuir ou atrapalhar entre as diversas gerações.














Venhamos vivendo mudanças nos valores das gerações, que hoje já faz parte das organizações tradicionais de liderar, de comunicar e de motivar. As pessoas da nova geração já ocupam grande maioria no ambiente de trabalho e os seus valores e comportamentos se contrastam com os das geraçõesanteriores.
Existem cinco gerações que podemos encontrar no mercado de trabalho e com todas elas devemos saber trabalhar, para assim fazer com que a empresa consiga obter o seu objetivo.
Breves tópicos para explicitar essa diversidade.
Geração Veteranos ou Tradicionais (1922 a 1945) – 83 a 63 anos: Nascidos entre as duas grandes guerras mundiais, grande depressão. O respeito pelahierarquia é predominante. Seguem linha de liderança autoritária. Forte sentido pelo dever e lógica.
Geração Boomers (1945 a 1965) – 63 a 43 anos: Nascidos logo após a segunda guerra mundial. Jovens rebeldes que se tornaram adultos conservadores embora não rígidos. Mulheres entraram mais fortemente no mercado de trabalho. A carreira fica em primeiro lugar. Valorizam status e ascensão profissional.São fiéis às organizações que trabalham e necessitam de justificativas convincentes e estruturadas para tomada de decisão importante.
Geração X (1965 a 1977) – 43 a 31 anos: Nascidos em meio ao choque econômico dos anos 70 e 80- Guerra Fria. Buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Criativos e facilidade com a tecnologia. Percebem o emprego como algo instável. Fiéis a si mesmos e nãoàs organizações. Trabalham com entusiasmo quando possuem foco definido. Avessos ou indiferentes à autoridade.
Geração Y (1977 a 1990) – 31 a 19 anos: Nascidos na época da tecnologia e da ecologia. Cresceram com ações de terroristas e por isto têm uma percepção de mundo perigoso. Início precoce na pré-escola. Inquietos, ansiosos e impacientes. Desenvolvem tarefas múltiplas, com sobrecarga deinformações. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Reconhecimento da competência ante a hierarquia. Vivem em redes sociais e virtuais.
Geração Z (1990- atual) – 19 anos: Quase 18% da população do mundo. Zapear da internet para o telefone, para o vídeo e retornar novamente à internet. Troca de uma visão de mundo para outra, mas falta habilidade interpessoal. Utilizam a navegação para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!