Relações interpessoais

Páginas: 9 (2152 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
 O Projeto tem como objetivo, por meio de práticas lúdicas, atender às necessidades educacionais, no qual, sua função principal é promover atividades diferenciadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das crianças, amenizando os efeitos negativos no seu dia-a-dia.
Esse trabalho envolve programas lúdico e, principalmente, programas socioeducativos ligados aos sistemas educacionais.Dessa forma, é muito importante compreender o comportamento humano e desenvolver as potencialidades das crianças, levando em conta, suas limitações físicas, motoros e perspectivas, sem esquecer também, da interferência dos fatores sociais, afetivos e emocionais, presentes em situações de vínculo com o meio exterior, evitando, dessa forma, o fracasso escolar. Pelo qual, um dos objetivos dessa áreasocial é proporcionar ás crianças a oportunidade de exercer a cidadania.
Assim, as crianças terão oportunidades de adquirir novos conhecimentos e sanarem suas dúvidas por meio de atividades pedagógicas realizadas no projeto. Essas atividades contribuem para amenizar o sofrimento e a dor de acontecimentos no seu dia-a-dia, regastando sua autoestima e melhorando a qualidade de vida dessascrianças.
Importante compreender que para esse tipo de atendimento não existe uma receita pronta, sendo que, utilizamos métodos de aprendizagem menos convencionais e estamos preparados para enfrentar desafios a cada dia. Como o projeto é composto de grupos diversificados de crianças, precisamos ouvir a criança e trabalhar o afeto, fator primordiais, sempre atentos nas necessidades de se aplicar umplanejamento flexível e bem estruturado, onde as atividades precisam ter um começo, meio e um fim.
Como atendemos crianças dos 07 aos 11 anos, nessa fase a criança desenvolve um pensamento lógico, objetivo, flexível, móvel, reversível e menos egocêntrico. Isso representa um grande avanço no seu pensamento, pois agora é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia. Asdificuldades características da fase anterior são, nesse momento, elaboradas.
As crianças adquirem a noção de conservações de números, substâncias, volume e peso, consegue classificar, coordenar e seriar, melhor dizendo, já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando, então, o mundo de forma lógica e operatória.
Sua organização social e a de bando,podendo participar de grupos maiores, chefiando e admitindo a chefia. É importante destacar que nesse período as crianças já podem compreender regras, ser fiéis a elas e estabelecer compromissos. A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada). Dessa forma, a crianças desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, apresentando-se capaz de relacionardiferentes aspectos e de abstrair dados da realidade. É importante enfatizar que, para atingir a abstração, esse ainda depende do mundo concreto. Desenvolve, também, a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade). Tendo como ponto crucial desse período a capacidade de efetuarem análises lógicas, ocorrendo também o aumento daempatia com os sentimentos e atitudes dos outros (ultrapassagem do egocentrismo).

Brincar
Desenvolve o cognitivo resultando a interação entre a criança e as pessoas com quem ela mantém contatos regulares. Não é o Carter do jogo que o torna uma atividade importante para o desenvolvimento da criança, mas sim o exercício no plano da imaginação da capacidade de planejar, imaginar situaçõesdiversas, representando papeis e situações do cotidiano, bem como, o Carter social das situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação.
Assim a criança representa no jogo muito mais do que aquilo que viu. Ao desenvolver um jogo simbólico, a criança ensaia atitudes, valores, hábitos e situações para as quais não está preparada e que ainda não compreendem na vida real,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!